20.12.07

Hoje é o lançamento de mais um número da Docs.pt, a única revista dedicada ao documentário

Vai ser lançado hoje no Museu do Chiado pelas 18h30 mais um número da revista Docs.pt, a única publicação do género dedicada ao cinema documental.
Trata-se desta vez de um número temático sobre a «Arte do Cinema – a hipótese cinema no campo das artes»


Com esta edição temática, a docs.pt intenta abrir um campo de reflexão e de partilha teórica sobre a relação entre cinema e arte, sobre correspondências e ressonâncias entre diversas práticas e processos de criação. Privilegiando a dimensão do encontro e a forma dialógica, procurámos convocar autores e ensaístas oriundos das diversas áreas e desdobrar o pensamento em torno do cinema, das suas migrações no campo das artes e da sua mise en espace, do documentário sobre as artes e os seus dispositivos.


Será projectado o documentário "Le Centre Georges Pompidou" de Roberto Rossellini, com a presença do produtor Jacques Grandclaude, no contexto da exposição Centro Pompidou Novos Media 1965-2003


A docs.pt é a única publicação portuguesa dedicada ao cinema documental e uma das poucas existentes na Europa. Bilingue – em Português e em Inglês -, e editada duas vezes por ano (em Junho e em Outubro), a docs.pt foi criada para servir de veículo de promoção e de difusão da cultura cinematográfica portuguesa, dos seus autores, obras e realidades.
A docs.pt assume-se como uma proposta alternativa para todos os que se interessam pelos documentário contemporâneo.


Tem como objectivos divulgar o cinema documental e levar os filmes a um público cada vez mais alargado, constituir um acervo escrito da evolução e do crescimento deste género em Portugal e criar condições para um espaço crítico onde se pense e debata o cinema e as suas linguagens.
Assim, num âmbito mais restrito, a docs.pt responde às necessidades de um conjunto de profissionais e de estudantes das áreas do cinema, audiovisual, comunicação, artes, e ciências sociais, que, tendo já encontrado espaços e momentos de visibilidade das obras documentais, pode encontrar nesta publicação um campo de reflexão mais aprofundado.
A docs.pt quer ser uma janela para outras realidades, um veículo de aprofundamento e de interligação das várias práticas do cinema e do cinema Documental, confrontando-as com cinematografias estrangeiras, segmentos das artes visuais e performativas, estimulando uma convivência com outras áreas e pessoas de formação diversa.
Editada pela Apordoc – Associação pelo Documentário, a docs.pt enquadra-se na linha de acção da organização, empenhada em contribuir para a criação e para o desenvolvimento de uma cultura do cinema documental em Portugal.
Uma das particularidades da docs.pt é ter partido de uma pluralidade de ideias e formas de expressão. Por essa razão, apostou numa direcção editorial organizada num conselho ou fórum de “consulta”, onde são elaboradas e discutidas as opções editoriais de cada número. Este conselho editorial é composto por um grupo de realizadores, produtores, programadores, professores e jornalistas.

EQUIPA
Direcção: Caroline Barraud
Direcção editorial (número especial / Dez. 2007): Luciana Fina
Coordenação de redacção e edição: Miguel Coelho
Revisão: Cátia Salgueiro, Raquel Schefer
Tradução inglesa: Kevin Rose, Mark Cain, Claudia Buonaiuto
Tradução portuguesa: Maura Lemos, Paola d´Agostino
Conselho editorial: Ana Isabel Strindberg, Caroline Barraud, Cátia Salgueiro, Clémentine Mourão-Ferreira, Luciana Fina, Miguel Coelho, Susana de Sousa Dias, Susana Martins
Publicidade e distribuição: Margarida Ventosa
Assinaturas: Nina Ramos
Tratamento de imagem: Pedro Silva
Produção gráfica: João Costa
Design: Miss Sushie


CONTACTOS
Redacção: docsptred@gmail.com
Publicidade e distribuição: docs.ptpub@gmail.com
Assinaturas e vendas: apordoc@sapo.pt
http://www.apordoc.org/index.htm?no=2020001230

http://www.apordoc.org/index.htm