16.12.07

Conto do comboio: actores lêem contos, poemas e notícias no comboio e metro da Área Metropolitana do Porto

Conto de Comboio visa "fomentar o gosto pela leitura


Quatro actores começam esta semana a ler contos, poemas e notícias em carruagens de comboio e metro da Área Metropolitana do Porto (AMP), num projecto experimental que se prolonga até 10 de Janeiro.

João Leal, produtor executivo da iniciativa, disse que o 'Conto de Comboio' visa "fomentar o gosto pela leitura", através de uma ligação próxima entre o actor/leitor e o passageiro.

A iniciativa vai decorrer fora das horas de ponta, entre o meio da manhã e o meio da tarde, nas viagens de maior distância e duração dentro da AMP, referiu João Leal.

Cada actor vai fazer por dia, de segunda a sexta-feira, quatro viagens de 27 a 53 minutos, entre as estações de Porto-S. Bento, Lousado, Vila das Aves, Valongo e Espinho (CP), e entre Porto-Trindade e Póvoa de Varzim (Metro do Porto).

Para se fazer ouvir, cada actor terá um sistema de amplificação, que, contudo, apenas será audível na carruagem onde estiver.

Margarida Fernandes, Rui Pena, Nuno Meireles e Gilberto Oliveira são os actores envolvidos neste projecto, que resulta de uma parceria entre o Conselho Metropolitano de Vereadores da Cultura da AMP e a associação cultural Causa.

'Crimes Exemplares', de Max Aub,
'Uma História de Leitura', de Alberto Manguel,
'Contos', de Anton Tchekov, 'Natal'
e 'O coração não sente o que os olhos não sentem', de Eça de Queiroz,
e 'Histórias de Mistério e Imaginação', de Edgar Alan Poe,
são alguns dos textos que vão ser lidos na primeira semana.