18.12.07

A Câmara de Lisboa não tem verbas para escolas e jardins mas tem dinheiro para financiar o rali Lisboa-Dakar!!!

Não acredite quando lhe disserem que a Câmara de Lisboa está falida

texto retirado de:
http://sol.sapo.pt/blogs/contramestre/


A Câmara Municipal de Lisboa passa terríveis dificuldades financeiras. Esta é a opinião unânime de quase todos os munícipes e de uma série de políticos, analistas, financeiros e jornalistas. Eu discordo, embora reconheça que não percebo nada de finanças e sou muito mau em números. A minha discordância advêm do facto que não há ninguém nem nenhuma instituição, que estando à beira da falência, se permite esbanjar dinheiro.

Ora o que é, se não esbanjar dinheiro, doar 400 mil euros a uma organização privada que não dá nenhuma contrapartida à Câmara? Pois foi exactamente isso que a Câmara de Lisboa fez por proposta do seu presidente e com o apoio dos vereadores do PS, PSD, independentes de Carmona e pasmem até da CDU.

Estes senhores todos aprovaram um donativo de 400 mil euros à organização do Lisboa-Dakar e isentaram-na de todas as taxas municipais. Ora o Lisboa-Dakar conta com inúmeros patrocínios, dinamiza a poderosa indústria automóvel e é um evento comercial extraordinariamente lucrativo movimentando muitos e muitos milhões.

Torna-se agora incompreensível para qualquer munícipe o argumento da falta de dinheiro, que sempre se ouve, quando é necessário pedir algo à Câmara. As pequenas reparações nas escolas municipais não custam muito dinheiro, mas a Câmara não tem dinheiro. Regar os jardins e limpar os seus lagos, não custa muito dinheiro, mas a Câmara não tem dinheiro. Tapar uns buracos mesmo às nossas portas não custa muito dinheiro, mas a Câmara não tem dinheiro. Dotar os sanitários de papel não custa muito dinheiro, mas a Câmara não tem dinheiro. Eu já nem falo das grandes obras paradas, dos bairros sociais votados ao abandono. Falo só destas pequenas coisas.

Cá para mim a Câmara não está à beira da falência. Está apenas mal governada porque estes senhores pouco se preocupam com os munícipes e o seu dia a dia.




A aprovação da Câmara de Lisboa do subsídio à organização do Rali Lisboa-Dakar é um verdadeiro escândalo tanto mais que a verba é dada a uma empresa privada (Sociedade João Lagos Sports, S.A.), com declarados fins lucrativos, na realização de um evento de interesse no mínimo discutível para a cidade de Lisboa, e que, além do mais, promove uma atitude irresponsável face à sustentabilidade económica e só contribuirá para piorar o problema da emissão de CO2 e do aquecimento global


A barbárie do Rali lisboa-Dakar (ex-rali Paris-Dakar)






Versão em ingles