14.11.07

«Terrorista lírica» que escrevia poemas é condenada pelos tribunais britânicos ao abrigo da lei anti-terrorista

Uma jovem britânica de 23 anos que se auto-intitulava "terrorista lírica" acaba de ser condenada ao abrigo da lei anti—terrorista por ter escrito poemas e assinados com o pseudónimo de «terrorista lírica»


Samina Malik, que vivia a oeste de Londres, foi considerada culpada pelo tribunal britânico com a acusação de possuir manuais “terroristas”.
Durante o julgamento, a acusação acusou a ré de ter escrito poemas num tom extremista, nos quais elogiava Osama Bin Laden, apoiava atentados suicidas e discutia a decapitação.

A jovem trabalhava numa livraria do aeroporto de Heathrow (o principal da região de Londres) até ao passado mês Outubro, quando foi presa.
Segundo a procurador, ela publicara poemas seus em vários sites da internet usando o pseudónimo de “terrorista lírica”.
Malik disse que escolheu o apelido porque parecia "legal" e que os poemas não significavam nada.
Mas o promotor Jonathan Sharp argumentou que eles são um forte indício de que ela estava profundamente envolvida com grupos relacionados ao terrorismo.
A polícia afirmou ter encontrado uma "colecção" de livros islâmicos extremistas no quarto de Malik, incluindo o Manual da Al-Qaeda e o Guia dos Venenos do Guerreiro Islâmico.
Ela também teria escrito no verso de um recibo da livraria onde trabalhava: "A cada dia aumenta o desejo dentro de mim de me entregar ao martírio".

Em defesa da pobre rapariga os seus advogados invocaram que a sua poesia não é mais perigosa que o poema First World War de Wilfred Owen.
Recordaram ainda que ela começou a escrever poemas ao estilo rap em 2002 quando frequentava a Villiers High School em Southall, Middlesex, inpirando-se na escritas dos rappers norte-americanos como Tupac Shakur, 50 Cent utilizando então o pseudónimo de Lyrical Babe. Só em 2004 é que se começou a interessar-se pela religião, passando a usar então um véu, e mudando o nome de Lyrical Babe para Lyrical Terrorist porque achou a expressão mais «cool»