20.11.07

Sétimo dia de greve na ValorSul: trabalhadores continuam a sua luta por melhores condições de trabalho


Apesar da presença maciça da GNR, das ameaças e intimidações policiais, e de toda a campanha de intoxicação lançada pelo Governo Xuxialista contra a greve dos trabalhadores da empresa ValorSul, a greve mantém-se e chega hoje ao seu sétimo dia.


Durante este últimos dias os grevistas mantiveram-se junto ao aterro sanitário, procurando dissuadir os trabalhadores da recolha de lixo dos vários municípios servidos pela Valorsul. Alguns motoristas dos Serviços Municipalizados de Loures chegaram mesmo a recusar-se a entrar no aterro, merecendo os aplausos dos trabalhadores em greve. Tudo isto perante a presença intimidatória de dezenas de militares da GNR, que fez deslocar para o local três carros do corpo de intervenção rápida.

Um aparato policial que desagradava aos trabalhadores da Valorsul. "É a GNR que neste momento toma conta de todas as operações, dá ordens aos motoristas, aos encarregados, a toda a gente", dizia Adolfo Zambujo, dirigente sindical.

Está marcado para hoje um novo plenário dos trabalhadores que decidirão o rumo a tomar para a sua luta por melhores condições de trabalho.


Os trabalhadores insistem na importância do apoio da população ao piquete de Mato da Cruz, cientes de que a greve é uma prova de força e de resistência. Com efeito, a policia reprime os grevistas de forma sorrateira, dispersando o piquete assim que verifica que os trabalhadores estão sozinhos, são pouco numerosos ou estão cansados. Por isso, a solidariedade activa, no local, conta muito para denunciar e tentar impedir o uso da força por parte da polícia. E bem assim, para denunciar o pretexto da defesa do interesse público - invocado pelo governo e pela administração da Valorsul para usar a força policial - quando o que está em causa é a recusa da empresa em discutir as reivindicações dos trabalhadores.


Apelamos a que todos se desloquem para apoiar os grevistas. Por várias vezes, estes nos disseram “Venham! Venham! O vosso apoio é indispensável, seja a que horas for, dia e noite”. Neste caso, como em tantas outras pequenas-grandes lutas, “resistir é vencer”.

mais info:

www.jornalmudardevida.net/?p=354

www.jornalmudardevida.net/?p=354

www.jornalmudardevida.net/?p=334

www.jornalmudardevida.net/?p=330