8.11.07

Seca ameaça Portugal: a maior barragem portuguesa atinge mínimo histórico

A albufeira do Alto-Lindoso, em Ponte da Barca, onde funciona a maior barragem hidroeléctrica portuguesa, atingiu ontem um mínimo histórico de água armazenada, registando apenas 32,5 por cento da capacidade máxima, menos de metade dos valores habituais para esta época, nos últimos anos. A prolongada ausência de chuva é uma das causas da situação actual, que pode vir a afectar a produção eléctrica.

Segundo dados do Instituto da Água (INAG), o armazenamento registado às 10.00 de ontem naquela albufeira rondava os 126 milhões de metros cúbicos (m3) de água, ou seja 32,5 por cento de uma capacidade máxima que ronda os 390 milhões de m3. Esta é uma situação que se vem agravando desde o Verão.

Fonte do INAG admitiu que o valor de armazenamento "expectável" para este altura deveria rondar os 50 por cento da capacidade. Acrescentou que a situação actual "está dentro das variações admitidas", justificada com a "ausência de precipitação nas últimas semanas", mas também com a "estratégia de exploração" daquela barragem por parte da EDP.

Um cenário que poderá provocar a diminuição da resposta aos pedidos da Rede Eléctrica Nacional, tratando-se da central hidroeléctrica portuguesa com a "mais rápida" capacidade para colocar "energia de ponta" na rede
Fonte: Diário de Notícias