CaRgoToPia” é uma plataforma para criar respostas alternativas para temas políticos, sociais, culturais, e ecológicos na terra e pelo mar.
Com o projecto "Cargotopia" pretendemos explorar novos aspectos e possibilidades de um cargueiro à vela, assim como, facilitar a troca entre povos, numa escala mais alargada.
"Cargotopia" começa como uma viagem marítima socio-cultural no veleiro de carga "Estelle" no norte de Europa com destino a Portugal. A bordo estão jovens, artistas, tripulação e jovens trabalhadores sociais.. Também a vida marítima , a arte, a cultura, a experiência e a informação serão transportados durante meio ano.
Em Portugal, o veleiro ancorará nos portos de Gaia , Vila Franca de Xira e Setubal , navegando depois rumo ao Mediterranio, Espanha, França, Italia...oferecendo "Cargotopia" como uma plataforma socio-cultural para oficinas, festivais e outras iniciativas locais.
A participação de jovens alemães e portugueses será possível com a colaboração de instituições sociais de ambos os países. Com este projeto os jovens serão apoiados nos seus esforços para re-integrar a sociedade, após o tempo passado na prisão ou noutras situações difíceis. Como ficou já demonstrado num grande número de projetos de navegação precedentes , a experiência de compartilhar a responsabilidade na comunidade do navio fornecerá aos jovens uma oportunidade educacional muito importante.
Entretanto, como "Cargotopia" está a ser criado com a colaboração das escolas, instituições culturais e organizações civis, o projeto fornecerá a todos os envolvido s- no mar e na terra; artística mas também socialmente envolvidos - novos contactos e possibilidades . Além disso, "Cargotopia" tocará num número de temas ligados ao mundo do transporte marítimo , tais como hierarquias do comércio, diferença s entre tradições e visões - tudo no espírito de substituir a dinâmica de exploração do outro , pela colaboração sustentável e compartilhada
Educação
O método focalizado na acção da educação experimental , junta os elementos da natureza, da educação e da comunidade.
O sucesso deste método é baseado no facto de que a eficácia de uma aproximação educacional não depende tanto da sua duração ou regularidade, mas da intensidade.
Às vezes um período de três meses passado no mar pode ter um efeito maior do que anos de esforço educacional do ensino teórico.
No mar, a disciplina, a responsabilidade, a comunicação e a utilização correcta dos recursos são pré-requisitos concretos e compreensíveis para uma viagem boa e segura, e jamais demandas abstratas e forçadas.
O navio constitui um microcosmos onde todos dependem do outro, fazendo dos efeitos do comportamento social individual uma experiência direta para todos. Essa configuração acima referida tem que ser tratada , porque não há nenhuma possibilidade de escapar . Para muitos jovens que usaram o escapismo como uma maneira de resolver o conflito, a "definição" da situação a bordo constitui uma experiência nova , de como os conflitos podem realmente ser resolvidos e ela fornece uma curva de aprendizagem íngreme dentro dos processos da dinâmica do grupo.
As regras e hierarquias a bordo de um veleiro , são experimentadas, como uma necessidade que nasce do destino concordado da viagem e das forças naturais em jogo em torno do navio no mar. Os limites já não são experimentados de forma arbitrária, ou como jogos desnecessários de poder, mas tão naturalmente como se levantam da situação a bordo e das
forças naturais do mar.
Arte
O projeto "Cargotopia" combina os aspectos educacionais/terapêuticos de uma viagem náutica, compartilhada com os processos artísticos da comunidade. Com os artistas e os jovens a viajar, é possível criar e trabalhar em conjunto, em projectos artísticos.
Estas colaborações devem emergir voluntáriamente e sem nenhuma obrigação dos participantes.
Todos os jovens que viajam no navio podem participar no processo criativo do todo, ou de um determinado projeto, da ideia ao planeamento e à execução. Isto permitirá que os participantes treinem habilidades colaborativas , sociais, e do ofício. Estas habilidades altamente transferíveis serão úteis para eles, não somente para o trabalho criativo mais tarde, mas possivelmente , ajudar-los-ão também a desenvolver uma atitude criativa e mais aberta à vida como um todo.
O trabalho artístico será o ponto de ligação entre o microcosmos do navio e os portos em que o navio atraca. Com estas iniciativas será possível criar uma rede com as instituições e as iniciativas culturais locais, promovendo as ligações , a troca entre as pessoas que viajam e as que vivem em domicílios fixos.
Cargueiro
Podem existir muitas definições diferentes para a carga do navio. Pode consistir na arte e no trabalho cultural na formulação de projectos e de objectos de disciplinas diferentes (música, teatro, jogos de rádio, desempenho, arte figurativa); pode consistir em coisas imateriais , tais como as habilidades, as experiências, a informação e as histórias trazidas por viajantes. Neste caso também o grupo inteiro do navio é um bem transportado, com sua experiência compartilhada, interação e comunicação que são um foco melhor que seu mero transporte.
Antigamente quase todos os veleiros foram usados como navios de carga.
Para fornecer a ocasião para a reflexão , em meios comuns do transporte da carga, nós gostaríamos de integrar o navio "Estelle", registado como o único veleiro de carga na Europa, no projecto "Cargotopia". O transporte dos bens em navios de vela tem-se tornado hoje em dia praticamente obsoleto nos portos das nações industriais. Por um lado , o
transporte moderno de carga , está a crescer e a cruzar os mares , em embarcações cada vez maiores, mais baratas, com tempo de vida mais curto, transportando bens produzidos em massa e explorando trabalhadores pagos com baixos salários.
"Cargotopia" deve servir como uma plataforma para a discussão, oficinas e pesquisa, ambos durante a viagem e durante o tempo no porto. Os temas tais como a carga que navega no passado, actualmente e no futuro devem ser investigados. É verdade que o veleiro-cargueiro é demasiado lento para ser economicamente viavel hoje em dia? Além das vantagens ecológicas óbvias, que outras vantagens terá o veleiro-carga sobre transporte motorizado?
Seria possível desenvolver de raiz um comércio internacional em veleiros de carga, através de uma colaboração colectiva?
Que tipo de bens seria apropriado para este tipo de comércio? Pode o"comércio justo” ser realmente chamado comércio justo se os bens produzidos de uma maneira socialmente viável , forem transportados em torno do mundo em navios de carga que usam quantidades imensas de combustível e exploraram trabalhadores internacionais? Como pode ser possível aumentar a consciência geral para bens transportados ecologicamente?
O Projecto
2007 - Cargotopia Ano 0
A Viagem
Nordwest – um veleiro de um mastro com cerca de 20 m de comprimento – deixará o Porto de S. Adrian, na Galiza, em direcção ao Cais de Gaia. Aí, será desenvolvida uma troca de experiências entre a tripulação e artistas, jovens e habitantes locais.
Em Terra
Esta troca tomará a forma de um festival de 3 dias que desenvolverá, em torno da zona ocupada pelo barco, actividades para jovens relativas à vida no mar e técnicas de navegação, exposições, debates, viagens de um dia no barco, espectáculos de teatro, projecções de cinema, música, formação em artes de rua, e um espectáculo especialmente criado para
acontecer no cais e no barco. O festival terminará a 11 de Novembro, com uma festa de S. Martinho para toda a população .
Outros Portos
Depois o Nordwest seguirá para sul, rumo ao porto de Alhandra onde será organizada uma semana de formação em técnicas de circo e artes de rua bem como viagens diárias no mar. A paragem seguinte será Setúbal, onde o veleiro poderá fazer reparações de manutenção e acolherá outro evento reunindo artistas, jovens e comunidade local. Durante a sua estadia serão promovidas duas residências artísticas, espectáculos para crianças, sessões de cinema, oficinas com crianças e jovens de associações locais, exposições, etc.
Programa CARGOTOPIA 2007
20 Setembro
Início da formação em teatro de rua e criação para um local específico
15 Outubro a 2 Novembro
Início da viagem por mar da Galiza (Espanha) para Gaia (Portugal) com duração aproximada de 3 a 4 dias
Estadia do barco na Afurada
Viagens no barco, em dois dias a designar
5 a 11 Novembro
Ensaios finais e apresentação do espectáculo de rua "O Último Barco" *(anexo)
9 a 11 Novembro
Festival Cargotopia Gaia/Porto
12 Novembro
Limpeza e balanço do evento
14 a 19 Novembro
Viagem marítima para Alhandra
21 a 28 Novembro
Viagens diárias
Formação de uma semana em artes circenses e teatro de rua para jovens; apresentação final
30 Novembro Início de Dezembro
viagem para Setúbal
Até 20 Dezembro
Manutenção
20 a 31 Dezembro
Viagens diárias, forúms, preparação do acontecimento de fim de ano
1 Janeiro a 20 Fevereiro 2008
Residências teatrais, oficinas, projecções de cinema, espectáculos de teatro, trabalho com jovens
21 Fevereiro 2008
Possibilidade de seguir para Viana do Castelo
Programação para o Festival do Cais Frestas-Cargotopia
De 9 a 11 de Novembro (no cais de Vila Nova de Gaia)
Dia 09 às 17h
ABERTURA OFICIAL discurso dos Presidente da Câmara e patrocinador IBEROL, no cais
Parada de rua pelos alunos da ACE
18h FORUM sobre ecologia, navegação, comércio justo e integração pela arte, espaço Cargotopia (tenda ou espaço interior a designar)
19h “Disco do Fogão” Joana Moraes – Actriz / Nuno Aroso - Músico performance música/teatro gastronómico, Espaço Cargotopia (tenda no cais)
22.30h Concerto Mônica Besser – Cantora - Brasil
Concerto + dj’s CHAPADALAPA – DJ – Portugal, Espaço Cargotopia (fechado)
Dia 10
10h Regata Clube Náutico
11h Oficinas Abertas Fotografia com Teresa Couto Espectáculo para Crianças “Diz que Diz” pelo Teatro Frio, no espaço do teatro de Ferro
12h Thomas Bak – Contador de histórias – Brasil
Espectáculo “O Senhor Dos Cordéis”, Espaço Cargotopia
15h Associação “Pular a Cerca” Ginástica Acrobática, Praça Ramos Pinto
17h Associação “Pular a Cerca” Hip Hop, Praça SuperBock
18h “Ultimo Barco” pelos Alunos da ACE, barco no cais
21h Thomas Bak – Contador de histórias – Brasil Espectáculo “O Senhor Dos Cordéis”, Espaço Cargotopia
22.30h Concerto Urban Strawberry Lunch, palco Super Bock
Dia 11
10h Sara Leguisano Marques – Artista Plástica –Brasil “Oficinas do Olhar” Desenho e Pintura
15h Márcio Libar (http://www.mundoaocontrario.com.br/ ) Palhaço – Brasil Oficina, palestra e espectáculo “O Pregoeiro”, cais
16h Raquel Nicoletti (http://www.requelnicoletti.com/ ) Trapezista – Brasil Solo de lençol com fado da Margarida, barco no cais
18h Festa de S. Martinho magusto Social, com oferta de castanhas
21h Concerto com oferta de sopa à comunidade, pelos Take Care, no cais
Grupos e pessoas envolvidas no Festival:
Ultimo Barco - Teatro de Rua- Cargotopia-Ace-Portugal
Mônica Besser – Cantora - Brasil
Concerto
Chapadalapa – DJ – Portugal
Márcio Libar (http://www.mundoaocontrario.com.br/ ) Palhaço – Brasil
Oficina, palestra e espectáculo “O Pregoeiro”
Graça Ochôa – Actriz/Palhaça – Portugal
Peça “A Galinha da Minha Vizinha”
Chloe Pisco (http://www.nofrontiersdance.com/ ) Bailarina e directora da No Frontiers Dance
Company Irlanda
Oficina e solo de dança
Possibilidade de ligação a escola e intercâmbio com Festival No Frontiers em Cork Irlanda
Piotrek – Escultor – Polónia
Performance
Proposta de intercâmbio com Escola de Arte ou Faculdade de Belas Artes para intercâmbio anual
Joana Moraes – Actriz / Nuno Aroso - Músico
“O Disco do Fogão” performance música/teatro gastronômico
Thomas Bak – Contador de histórias – Brasil
Espectáculo “O Senhor Dos Cordéis”
Sara Leguisano Marques – Artista Plástica –Brasil
“Oficinas do Olhar” Desenho e Pintura
Raquel Nicoletti (http://www.requelnicoletti.com/ ) Trapezista – Brasil
Solo de lençol
Jorg Heuer – Músico construtor de instrumentos- Alemanha
Songline Instalação
Barcos envolvidos no Projecto Cargotopia
Nome :Nordwest
Dono:Bart
Medidas do Barco: 20m x 5m x 2,10m
Motor: Perkins 130 Hp 6 cyl
Construido em: Harlingen
Nome : Estelle
Dono: Eestaas Oy
Número de registro: 363.475
Número de Identificação:0623526-5
Operador Principal: Uusi tuuli ry
Bandeira: Filandesa
Letras distintivas: OGPW
IMO: 5108883
Classe: Autoridade Maritima Filandesa
Originalmente construído em Emden 1922
Medido por 8m in 1957
Reconstruído como veleiro em 1997
Medidas
Largura Total 53,00 m
Nominal: 38,58 m
Lateral: 7,08 m
Profundidade: 3,35 m
Peso: 247
website:
http://cargotopia.forum5.com/index.php?mforum=cargotopia