9.10.07

Outubro Justo na cidade do Porto para promover o Comércio Justo





O Outubro Justo é um festival de activismo e toda a gente está convidada, tu também. Durante o mês de Outubro, em diversos locais do Porto, acontecem várias actividades para promover o Comércio Justo e para expor problemas graves do actual sistema de comércio internacional, onde os direitos humanos são tantas vezes menosprezados em favor de maiores lucros. Este festival não tem fins lucrativos e toda a gente participa por Amor à causa, desde quem cede os espaços, aos formadores, aos músicos, toda a gente. A entrada é livre em todos os eventos. Vem pensar, debater e tomar chá do Comércio Justo


PROGRAMA


dia 11, 21:00, no Mutantes
- Fair Tales Workshop de Deidré Matthee

dia 13, 21:30, no Chã das Eiras
- workshop de consumo responsável
- concerto de Jorge Cruz

dia 20, 16:00, na CasaViva
- workshop de culinária justa
- histórias de Thomas Bakk

dia 20, 19:00, na Loja de Cedofeita de Comércio Justo
- formação de voluntários da Reviravolta


dias 22, 23 e 24, 21:30, algures*
- workshop de teatro-fórum de José Soeiro


dia 26, 22:00, na Praça dos Leões
- apresentação do teatro-fórum


dia 28, 17:30, na CasaViva
- projecção de documentários e debate
- concerto de António Serginho & Co.

Endereços


CasaViva
Praça do Marquês de Pombal, 167, Porto


Chã das Eiras
Rua Chã, 127, Porto


Mutantes
Rua de Trás, 49, Porto



Definição de Comércio Justo


"O Comércio Justo é uma parceria comercial baseada no diálogo, transparência e respeito. Contribui para o desenvolvimento sustentável oferecendo melhores condições de comércio tendo em conta os direitos dos produtores e trabalhadores marginalizados, especialmente no Sul do Mundo. As organizações de Comércio Justo (com a ajuda dos consumidores) estão empenhadas no apoio aos produtores, na sensibilização e na campanha pela mudança das regras e da prática do comércio tradicional entre os países." (FINE)


Princípios do Comércio Justo


1. O respeito e a preocupação pelas pessoas e ambiente, colocando as pessoas acima do lucro ("People Before Profit");
2. A criação de meios e oportunidades para os produtores melhorarem as suas condições de vida e de trabalho, incluindo o pagamento de um preço justo (um preço que cubra os custos de um rendimento aceitável, da protecção ambiental e da segurança económica);
3. Abertura e transparência quanto à estrutura das organizações e todos os aspectos da sua actividade, e informação mútua entre todos os intervenientes na cadeia comercial sobre os seus produtos e métodos de comercialização;
4. Envolvimento dos produtores, voluntários e empregados nas tomadas de decisão que os afectam;
5. A protecção dos direitos humanos, nomeadamente os das mulheres, crianças e povos indígenas;
6. A consciencialização para a situação das mulheres e dos homens enquanto produtores e comerciantes, e a promoção da igualdade de oportunidades;
7. A promoção da sustentabilidade através do estabelecimento de relações comerciais estáveis de longo prazo;
8. A educação e a participação em campanhas de sensibilização;
9. A produção tão completa quanto possível dos produtos comercializados no país de origem