9.10.07

Abertas as inscrições para o II Encontro da Convergir (19,20 e 21 de Out.), plataforma de associações sócio-ambientais do norte


Nos próximos dias 19, 20 e 21 de Outubro vai-se realizar o II encontro da CONVERGIR, uma plataforma de várias associações ambientalistas do Norte de Portugal, e de que o núcleo do GAIA-Porto faz parte e tem integrado nos últimos anos

Trata-se de um encontro alargado a todos os interessados para o levantamento e debate de alguns dos principais problemas ambientais desta área geográfica.

Pede-se por isso a participação de todos os interessados no evento

Para isso é preciso a inscrição dos participantes - ir para o efeito ao site da CONVERGIR (
www.convergir.org ) e preencher a ficha de inscrição.


Quem quiser almoçar ou inscrever-se numa visita ao recentemente criado Parque natural do Litoral-Norte (em Esposende) terá que no acto de inscrição mostrar o seu interesse e efectuar o pagamento prévio. Mas só para quem estiver interessado no almoço ou na visita.


Relativamente ao encontro propriamente dito ele durará 3 dias.

Na Sexta-feira /dia 19 de Outubro) haverá a passagem de um filme sobre o
belíssimo vale agrícola do Coronado, que abrange freguesias da Maia e da Trofa, onde querem construir um Terminal de mercadorias, o que irá destruir uma enorme mancha verde e descaracterizar completamente o local. A população já mostrou a sua indignação e mostra-se contra uma tal barbaridade.



No Sábado ( dia 20) de manhã estarão presentes vários vereadores do Ambiente
das autarquias do região metropolitana do Porto para debater alguns problemas ambientais da região.

À tarde haverá sessões sobre:

- a Agenda 21

- Transgénicos

- movimento ecologista na Galiza


No Domingo de manhã realizar-se-á uma visita guiada ao recente Parque natural do Litoral-Norte (em Esposende).

O Encontro terminará com um concerto de cítara.


Ver o programa completo do Encontro e inscreva-se já através do site:

www.convergir.org



ou através do telemóvel 931 620 252, das 9:00 às 17:00,
ao sábado das 9:00 às 13:00




A CONVERGIR é uma plataforma de associações cívicas que dedicam especial atenção às questões de ambiente, urbanismo e ordenamento do território na área do Noroeste e Norte de Portugal (grosso modo entre os rios Vouga e Minho, a Noroeste, e Trás-os-Montes, Alto Douro e Beira Alta, a Nordeste).


É uma plataforma informal, de geometria variável, isto é, certas posições podem ser tomadas por todas, outras apenas por algumas associações, para o que se tem por vezes usado a fórmula: A CONVERGIR, e designadamente as associações X, Y, Z, etc...


A Plataforma CONVERGIR surgiu em 2001-2002 em redor do processo de revisão do Plano Director Municipal para o Porto, tendo algumas associações que actuam no concelho sentido a necessidade de pôr em comum as suas reflexões e intervenções nessa matéria, sem prejuízo do que cada qual entendesse fazer por si própria.


A primeira reunião realizou-se nas instalações, à época, do Centro de Educação Ambiental de Matosinhos, gerido pela Quercus, e foi continuada por diversas outras, aí e noutros locais (sede do FAPAS, Terra Viva, NDMALO, Campo Aberto, Liga Portuguesa de Profilaxia Social, etc), que levaram à elaboração de vários documentos conjuntos, conferências de imprensa e diálogo com instituições municipais.


Em Setembro de 2005, por ocasião das eleições autárquicas, algumas associações juntaram-se para promover debates com as candidaturas a algumas autarquias da AMP, tendo assim sido iniciado um lento processo de alargamento que permitiu começar a intervir a nível da Área Metropolitana do Porto e até para além dela. O mesmo alargamento foi prosseguido com a realização do I Encontro Convergir, em 17 de Junho de 2006, realizado em Mindelo, tendo sido anfitriã a Associação dos Amigos do Mindelo