8.9.07

Chocalhos 2007 – festival e feira dos Caminhos da Transumânsia na vila de Alpedrinha / Fundão ( 15 a 23 de Set.)


Vai-se realizar entre 15 e 23 de Setembro na vila de Alpedrinha no concelho do Fundão um festival e uma feira sobre os caminhos da transumânsia sob a designação geral de Chocalhos 2007, onde se pretende fazer sobressair e valorizar as rotas dos rebanhos e do pastoreio regional.


Cinco rotas, cujos percursos têm como temática a actividade pastoril, são uma das grandes novidades do calendário do Chocalhos 2007, no Fundão. Visitar uma herdade, locais de produção de queijo ou percorrer, em passeio pedestre, os trilhos usados pelos pastores constituem os pilares dos programas integrados no âmbito do evento que tem como epicentro a vila de Alpedrinha. No total, são cinco propostas, com quatro delas a receberem o nome de raças autóctones da região: “Merino da Beira Baixa”, “Churra da Campo”, “Bordaleira” e “Novelinho”. A outra, como não podia deixar de ser, intitula-se “Rota dos Pastores”.

O festival inclui também uma série de outras actividades que envolvem exposições e música.



No dia 21 começará a Feira do Chocalhos, com as tasquinhas, espactáculos de rua e venda de produtos locais, em Alpedrinha, e que se prolongará por mais dois dias.

A culminar o programa, no domingo, dia 23, realiza-se o tradicional passeio Pedestre Com Rebanho Pela Serra Da Gardunha, que ligará a Praça do Município a Alpe-drinha, via Alcongosta.


Está também previsto a conclusão no Palácio do Picadeiro do Centro de Interpretação da Rota da Transumãncia.


http://www.fundaoturismo.pt/destaques/chocalhos-2007