5.7.07

Festival internacional de gigantes (de 6 e 8 de Julho na Vila de Pinhal Novo, em Palmela)

«Esta é a Festa das Culturas, do teatro que, entre tradição e invenção, traz à rua a gente que, a um mesmo tempo, se espanta, mas também se reconhece.»


De 6 e 8 de Julho os Gigantes invadem a Vila de Pinhal Novo, naquela que será a 6ª edição do FIG. Promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com os parceiros Bardoada – O Grupo do Sarrafo, ATA – Acção Teatral Artimanha, Associação Juvenil COI e PIA – Projectos de Intervenção Artística, o Festival Internacional de Gigantes ocupa lugar de destaque no cartaz cultural da região e do país, ao reunir a cultura tradicional com a contemporaneidade, numa festa para todos os públicos.

Festival inédito de cruzamento entre as artes tradicionais e as expressões mais contemporâneas do teatro, da música e da dança. O FIG é espaço por excelência de divulgação da arte dos gigantones, na sua componente tradicional, e das figuras de grande proporção no universo do espectáculo.

Figuras míticas que, desde o século XIII, “povoam” a Península Ibérica, assumem o papel principal nesta celebração do teatro, das Culturas e também da Música. Chegam reinventados em mil formas - tantas quantas permite a imaginação - entre fogo, luz e cor.

São os cabeçudos, os gigantones, os zés pereiras das nossas aldeias, e com eles, as máscaras, os caretos, as marionetas e outras formas animadas, sempre ao som ritmado e ancestral de gaitas, bombos e outras percussões.

O FIG integra, como membro fundador, a Rede de Festivais de Cultura Popular – uma rede internacional, constituída em 2004 por festivais de Portugal, Espanha, Itália e Brasil. A Rede tem, como principais objectivos, a criação de um circuito de comunicação intercultural e de promoção das diferentes identidades regionais e nacionais, no respeito pelos valores da interculturalidade, da cidadania, da tolerância e da solidariedade.

http://www.festivalinternacionalgigantes.org/
http://www.festivalinternacionalgigantes.org/programa.htm