5.7.07

Curta-metragem portuguesa sobre a tortura de sono

A nossa fonte foi o excelente blogue O país do Burro : ver aqui

Fazer um filme em torno da tortura do sono é certamente uma tarefa espinhosa, mas foi a isso que José Barahona se lançou com a preciosa ajuda do escritor Mário de Carvalho. Recorde-se que a tortura do sono foi um dos métodos mais utilizados pela PIDE, a polícia política do Regime fascista de Salazar-Caetano para vergar e submeter os prisioneiros anti-fascistas.


«Repressão e tortura são assuntos de que todos ouvimos falar, mas só alguns portugueses, felizmente, o sentiram na pele. “Quem é Ricardo?”, uma curta-metragem de José Barahona (2004), retrata precisamente esse ambiente de detenção e tortura do preso político, uma das imagens de marca do Estado Novo, e um dos métodos mais utilizados pela PIDE, dos mais violentos, a tortura do sono.
Na fortíssima violência psicológica que atravessa todo o filme, destaco uma das cenas em que o personagem Engenheiro diz qualquer coisa como “A História há-de julgar-vos”.
Lembrar-se-ão, como eu, da recente eleição do “melhor português de sempre” e todos terão notado a presença na nossa sociedade de uma certa corrente revivalista e branqueadora do regime criminoso que vigorou em Portugal durante 48 anos, que o apelida de “a mais branda ditadura da Europa”. Aqui estão 35 minutos que mostram bem essa brandura, sem retratar as sequelas que a tortura do sono deixa para toda a vida.

Ficha técnica do filme «Quem é Ricardo» (Portugal, 2004)

Realizador: José Barahona
Intérpretes: Augusto Portela, Luís Mascarenhas, Quim Cachopo, João Didelet, Heitor Lourenço, João Miguel Rodrigues, André Gago, António Marques, Jorge Estreia.
Argumento: Mário de Carvalho
Fotografia: Leonardo Simões
Som: Quintino Bastos
Montagem: Isabel Antunes, José Barahona
Duração: 35 min.
Formato: Betacam
DigitalProdução: Cinequanon
Financiamentos: ICAM, RTP.