2.6.07

WWF diz que central termoeléctrica de Sines é uma das mais poluentes da Europa

A central termoeléctrica de Sines, da EDP, foi no ano passado a 13ª mais poluente da Europa, subindo dois lugares no ranking das 30 centrais europeias mais poluidoras, da organização ambientalista internacional WWF.

Duas centrais gregas, seis alemãs, uma polaca e uma espanhola estão entre as dez mais poluentes da Europa, segundo o "Dirty Thirty", ranking da World Wildlife Fund (WWF) hoje divulgado, que contabiliza as emissões do dióxido de carbono.

Na anterior classificação da WWF, relativa a 2005, Portugal aparecia em 15º lugar, com a central de Sines a produzir 1050 gramas de dióxido de carbono por quilowatt/hora produzida.

Este valor mantém-se no actual relatório, mas ainda assim a central de Sines teve um pior desempenho, por ter subido dois lugares.

Em emissões absolutas, a central portuguesa produziu 8,7 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) em 2006, um dos valores mais baixos da tabela.

Existem duas centrais termoeléctricas no país alimentadas a carvão, Sines e Pego (Abrantes), mais duas alimentadas a fuelóleo, no Barreiro e no Carregado, e outras duas a gás natural, na Tapada do Outeiro e no Carregado.

A WWF baseou-se em dados de 2006 do registo Europeu de Emissões Poluentes e analisou as emissões absolutas de dióxido de carbono das centrais eléctricas dos países da União Europeia em milhões de toneladas de CO2 por ano.

Posteriormente, classificou as 30 centrais que mais emitem de acordo com o nível de eficiência, medido em gramas de CO2 por quilowatt/hora.

Fonte: jornal Público