O espectro antagonista percorre a Europa: já começaram as mobilizações contra a elite mundial do G8
Para acompanhar os protestos, as acções, os concertos, os debates e workshops, etc:
Em Portugal estão previstas várias acções. A tua participação é importante e podes colaborar de várias formas - pintura, filmagem, representação, distribuição do nosso manifesto, interacção com a população, bicicletada e o mais que queiras sugerir!
É também fundamental que ajudes desde já a passar a palavra.
No Porto:
O que vamos fazer?
Vamos simular um mercado de direitos de emissão («Outlet do Carbono») onde haverá figurantes a representar cada um dos líderes do G8 a tentar comprar direitos a outros países, ou seja, a «oferecer» gases de efeito de estufa (simbolizados por balões negros «negociados» com quem vai a passar na rua...).
Denunciar-se-á localmente um dos aspectos que mais gravemente está a contribuir para esta situação na zona do Porto : o abuso e favorecimento do automóvel privado a par com o desprezo e crescente mau trato dado aos transportes colectivos e aos seus utentes.
Onde o vamos fazer?
Entre o Castelo do Queijo e a marginal de Matosinhos.
Quando?
dia 8, sexta-feira, a partir das 15.00h
Para colaborares e para mais informações contacta:
ou contacta os tls
936333332
966060499
919053035
Em Lisboa:
Entre a Rua Augusta e a Av. da Liberdade teremos no mesmo dia ( 8 de Junho) várias acções, de performance ou instalação de rua:
Na Rua Augusta vamos ter uma batalha pela justiça climática contra os líderes do G8: um mapa mundo em que todas as pessoas impedem que o G8 encha o Mundo de gases poluentes, emissões que afectam sobretudo os países do hemisfério Sul.
Salvar o clima com justiça social contra a poluição dos mais ricos!
Aparece às 17h30 no início da R. Augusta (lado Rossio)
Não faltes!
E não deixes de participar nos preparativos! Passa palavra!
Para colaborares e para mais informações contacta: justica.climatica@gmail.com
Para acompanhares todos estes preparativos vai a:
http://www.geoito2007.blogspot.com/
Energia e Alterações Climáticas serão os temas fortes na próxima reuniãodo G8, entre 6 a 8 de Junho, na Alemanha. Mas sabemos o que isto significa: os interesses dos mais ricos e seus aliados estratégicos não são os interesses das populações do Globo. O futuro de tod@s continuará a ser decidido à porta fechada por uns poucos: manter-se-á a busca do lucro fácil e imediato, o poder hegemónico das multinacionais quemercadorizam o mundo e a vida, a exploração desenfreada dos recursos colectivos e a poluição destrutiva, ….O mercado continuará a ser a resposta de fundo à crise e ele significa duas coisas muito simples: o peso da redução das emissões poluentes será transferido para os países do Sul, sob uma nova forma de neo-colonialismo, e a redução não será rápida o suficiente para evitar consequências dramáticas sobre @s mais pobres.
Combater as alterações climáticas com justiça social significa reduzir já e radicalmente as emissões poluentes, sobretudo nos países mais ricos. Este é o apelo à justiça climática! Este é o apelo à mobilização social e acção directa contra o G8!
Dia 8 de Junho será o Dia Internacional de Acção Directa pela Justiça Climática
Este é o apelo a acções autónomas, descentralizadas e criativas em várias cidades e locais do Mundo. Já estão marcadas iniciativas no Reino Unido, América do Norte, Alemanha, Canadá, Austrália e muitos outros.
Também em Portugal queremos dizer "Basta de CO2, basta de poluição!","Tod@s somos o clima!", "Mudar o mundo para não mudar o clima!", e muito mais…
Ajuda a construir o protesto!
Para mais informações contacta: justica.climatica@gmail.com
Nós temos um prazo de 10 anos para agir. Assim que os megalomaníacos líderes do G8 se encontrarem na Alemanha, mascarados atrás de uma barreira de cercas e soldados, apostados em levar-nos mais a fundo no catastrófico e irreversível caos climático, nós temos que atirar, gritar e berrar “basta”. Agora é o momento para a acção directa de denúncia sobre o que eles e os seus amigos criminosos da indústria climática fazem ao planeta e à Humanidade.
Nós todos sabemos das aterradoras estatísticas: milhões de espécies extintas até 2050, 19 dos 20 anos mais quentes num recorde desde 1980, Antártica derretendo, seca, inundações, famintos… o G8 tiveram 30 anos para endereçar as mudanças climáticas e tiverem sucesso somente em subsidiar as grandes indústrias que destroem o nosso planeta e o nosso futuro. E enquanto o G8 continua a encher os bolsos, há ilhas que desaparecem e uma condição climática que não cessa de degradar.se causada pela sua irracional e incontrolável obsessão no cego, insustetável e desigualitário crescimento económico.
Temos de aproveitar este dia internacional para apoiar as lutas locais contra as refinarias de petróleo poluidoras e muitas outras fontes de poluição. Denuncie os financiadores industriais de energias fosseis. Organizem workshops para espalhar formas de vida sustentáveis pós-petróleo.
A acção direta e a desobediência civil são a resposta racional nestes tempos de crise.
Apoiem Dia Internacional de Acção Direta contra as Mudanças Climáticas e a acção contra o G8!
A receita deles para a catástrofe encontrará com nossa resistência global!
Calendário dos protestos:
1 de Junho – Colonização simulada do Bombódrono
Pretendeu-se com esta acção simulada, a ter lugar num espaço projectado para fins militares, mostrar o antagonismo contra a política de guerra, colonizando simbolicamente aquele terreno
INFO: g8andwar.de y sichelschmiede.org
2 de Junho – Manifestação multitudinária internacional em Rostock
Sob o lema de «Outro mundo é possível» esta manifestação internacioal costituiu um enorme êxito com a presença de milhares de manifestates.
3 de Junho – dia reservado para debate e acção sobre a agricultura
A redde de acção Economia Agrária Global (Aktionsnetzwerk globale Landwirtschaft) planificou varias actividades para chamar a atençãon para as realidades catastróficas da economía agraria global e a favor do direito à soberania alimentar dos povos. Mais info: g8-landwirtschaft.com
4 de Junho – dia dedicado aos problemas das migrações e exílios.
Tem como lema «pela liberdade global a circular, os mesmos direitos para todos». Ao fim do dia prevê-se a realização de um encontro-debate sobre o Apartheid Global com Solange Kone (Costa de Marfil), Maxim Butkewich (Ucrania), Valery Alzaga (México/ EE UU), Lawrence Liang (India) y Sunny Omwenyke (Nigeria/Alemania). Mais info: g8-migration.net.tf
5 de Junho – dia do antimilitarismo
Neste dia estão previstas várias actividades contra o militarismo, a guerra e a tortura. Não faltarão acções a lembrar que os países do G8 estão enmvolvidos dm muitas guerras Mais info: g8andwar.de
6 e 7 de Junho – Dias de bloqueios e manifestações
Para estes dias estão prjectados bloqueios maciços e grades manifestações à volta de Heiligendamm A intenção é bloquear vías de acceso de maneroa efectiva. Mais info: block-g8.org.
5 a 7 de Junho – Cimeira alternativa
Nestes dias realiza-se uma cimeira alternativa com a presença de várias figuras conhecidas, assim como debates e encontros vários para debates. Mais info: g8-alternative-summit.org
Websites:
http://www.g8nao.blogspot.com/ (português)
http://g8-tv.org (televisão)
http://dissent.org.uk/
http://www.all4all.org/g8/
http://antig8.tk/home_en.php
www.block-g8.org/
http://www.gipfelsoli.org/Multilanguage/English
http://www.nadir.org/nadir/initiativ/agp/g82007/ (People Global action)
http://www.heiligendamm2007.de/Demo_en/index_demo_en.html
http://www.g8-alternative-summit.org/en/
http://www.camping-07.de/content/view/11/22/lang,en/
http://www.g8youthplatform.org/
http://www.resist.org.uk/
http://www.clownarmy.org/
en.wikipedia.org/wiki/G8
http://risingtide.org.uk/node/212
Video de apelo para uma Grande Acção Gobal para o dia 8 deJunho:
http://youtube.com/watch?v=EwHlbBbZNT4
Documentário dividido en 7 partes chamado “Outro mundo é possível”.
Para entender la situação actual: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.
Ver ainda o vídeo:
www.dailymotion.com/video/x1nv2b_heiligendamm-demo-against-g8-110806