6.6.07

O horror turístico

O horror turístico é um fenómeno civilizacional. Desenvolve-se à medida que o mundo se industrializa e de urbaniza.
Numa sociedade altamente poluída com uma agressividade difusa, os indivíduos, que vivem stressados e oprimidos num trabalho racionalizado, procuram formas de compensação terapêutica. As agências de viagens promovem um mundo idealizado, à margem das características típicas da sociedade industrializada, o que constitui um objecto muito atraente para quem vive naquelas condições. A fome e sede de exotismo e de descontracção é muita. Procura-se cada vez o fantasma de pureza original.
Paradoxalmente, é a própria indústria turística que contribui para a destruição da natureza selvagem. O mundo torna-se então objecto de re-construção turística e as cidades tranformam-se em museus e os campos em gigantes parques de atracções. Tudo se consome inclusive a própria natureza.
O mercado globalizado dos corpos e dos espaço generaliza-se e nada e ninguém ficam preservados. Curiosamente, quanto mais uma zone é preservada, mais ela é objecto de atracção! Tanto mais que a autenicidade se tornou coisa rara neste mundo feito de aparências e de simulacros. Os povos passam a ser foclorizados por aqueles mesmos que os desculturizaram, lhes desarticularam a sua economia local e os empurraram para as desordens do mercado global.
Este horror turística incide muito especialmene nos países do Sul, apesar de se estender por todo o planeta com uma enorme diversificação de fluxos. A concorrência de espaços e das megalópoles intensifica-se globalmente, e assistimos à turistificação dos espaços que participam naquela outra tendência de especialização mercantil e à emergância de monoculturas en cada território que os empobrecem e os desestruturam ainda mais.
O turismo é em grande parte responsável por toda esta evolução, tendo-se tornado numa mercadoria rentável por excelência, e alvo do apetite dos depradadores do planeta.


O último número da revista Ofensiva Libertária contém um dossier sobre o Horror turístico