4.5.07

O massacre de estudantes universitários norte-americanos a 4 de Maio de 1970 às mãos do seu próprio exército

Faz hoje 37 anos que 4 estudantes da Universidade de Kent State, Ohio, eram chacinados pelas forças do próprio exército norte-americano que não hesitaram em disparar contra os estudantes que se manifestavam pacificamente contra a Guerra do Vietname e a invasão pelas tropas americanas do Cambodja.


Em 1970 a oposição contra a guerra do Vietname estava mais viva do que nunca. Principalmente nos campus universitários dos Estados Unidos. No estado do Ohio, na Universidade de Kent State, no fim de semana de 4 de Maio daquele ano desenrolava-se um conjunto de acções que serviam para protestar contra a invasão do Cambodja pelas tropas norte-americanas. Após as primeiras manifestações, a Guarda Nacional, uma força militarizada ao serviço do governo federal, é chamada a intervir dentro do próprio recinto universitário. Uma vez chegados ao campus, logo de imediato, os soldados abrem fogo contra os estudantes, matando 4 deles que participavam numa manifestação pacífica contra a Guerra.
O governo estatal teve de inventar um «grupo terrorista» para justificar aquela chacina. Três semanas mais tarde, na Jackson State University, três outros estudantes seriam abatidos pelas forças do exército.
Na véspera o presidente norte-americano em exercício, Richard Nixon tinha declarado: «They’re dirty hippies. We’re gonna give’m Hell everywhere we meet them » ( Eles não passam de hippies sujos. Vamos mandá-los para o Inferno, aonde quer que os encontremos».

Os acontecimentos então ocorridos nas Universidades norte-amerivanas marcam uma viragem na evolução da guerra mas também na forma como esta passou a ser vista pela população.


Seguem-se alguns excertos de vários documentários sobre os acontecimentos , e sobre os quais foi já realizado um filme de denúncia daquele massacre ( «Morte em Kent State»).














Cronologia dos acontecimentos:
http://dept.kent.edu/May4/chrono.html


Foram, entretanto, recolhidas novas provas que mostram o carácter premeditado das repressão militar: www.cnn.com/2007/US/05/01/kent.state.ap/index.html

Consultar ainda:

http://dept.kent.edu/may4/


http://heavysoundsandtheabstracttruth.wordpress.com/



Os CROSBY, STILLS, NASH & YOUNG criaram também uma canção de denúncia dos actos de repressão aos estudantes: "OHIO" é o seu título, e que rapidamente se tornou célebre e popular entre os jovens, e é hoje um dos temas característicos daquele grupo lendário da música popular anglo-saxónica.


Tin soldiers and Nixon coming,
We're finally on our own.
This summer I hear the drumming,
Four dead in Ohio.
Gotta get down to it
Soldiers are cutting us down
Should have been done long ago.
What if you knew her
And found her dead on the ground
How can you run when you know?
Gotta get down to it
Soldiers are cutting us down
Should have been done long ago.
What if you knew her
And found her dead on the ground
How can you run when you know?
Tin soldiers and Nixon coming,
We're finally on our own.
This summer I hear the drumming,
Four dead in Ohio.