12.4.07

Exposição sobre Agostinho da Silva no Museu Nacional da Imprensa

Clicar por cima da imagem para ler o texto de apresentação da exposição sobre Agostinho da Silva
O Museu Nacional da Imprensa tem patente ao público, na sala “Rodrigo Álvares”, a mostra Agostinho da Silva: o “filósofo da liberdade” na imprensa.

Esta exposição, que pretende evocar a vida e obra de um dos maiores pensadores portugueses do século XX., é composta por cerca de meia centena de publicações, nomeadamente revistas, jornais e livros. Um conjunto de painéis biográficos conta a vida e percurso profissional de Agostinho da Silva.


“Considerações”, “Herta Teresinha Joan”, “Sete cartas a um jovem filósofo”, “Do Agostinho em torno do Pessoa”, “As Aproximações” e “Moisés e outras Páginas Bíblicas” são alguns dos livros de Agostinho que podem ser apreciados nesta mostra.


Agostinho da Silva nasceu e estudou no Porto. Foi perseguido pela ditadura e esteve exilado no Brasil, onde escreveu o livro Considerações. Regressa definitivamente a Portugal em 1969. Revista Águia, Seara Nova, Semanário de literatura e crítica, O Diabo e os célebres “Cadernos de Cultura” foram alguns dos espaços onde Agostinho da Silva registou os seus pensamentos. Morreu em 1994.


A sessão inaugural contou com uma palestra sobre o pensamento e a acção do autor proferida por Renato Epifânio, membro da Associação Agostinho da Silva.


A mostra pode ser vista até 17 de Junho, no horário habitual do museu: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h.

O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã.