15.3.07

Publicidade subliminar, que é legal nos Estados Unidos, deixa a sua marca no cérebro humano


Pela primeira vez, foi possível obter provas concretas de que as imagens subliminares, praticamente invisíveis porque desfilam tão depressa que nem chegamos a ter consciência delas, podem ser registadas pelo cérebro humano.
Em experiências de ressonância magnética funcional, que permite mapear a actividade cerebral em tempo real, Bahador Bahrami, do University College London, e a sua equipa, que publicam os seus resultados na Current Biology, mostraram que o córtex visual primário - a parte do cérebro que recebe as imagens recolhidas pela retina - respondia a estas imagens apesar de os participantes declararem não as ter visto. Contudo, concluem ainda estes cientistas, é preciso um certo nível de atenção para que o cérebro registe as imagens subliminares: se estivermos ao mesmo tempo a fazer algo que requer muita atenção, não deixarão rasto algum nos nossos neurónios.
"Estes resultados sugerem o tipo de impacto que a publicidade subliminar poderá ter, mas não nos dizem se ela poderá incitar-nos a comprar um dado produto", diz Bahrami num comunicado. "Penso que é provável que a publicidade subliminar afecte as nossas decisões, mas, por enquanto, isto é apenas uma especulação".
Este tipo de publicidade, proibido em países como Portugal ou o Reino Unido, ainda é legal nos Estados Unidos.
Fonte: jornal Público (15 de Março de 2007)