5.2.07

Vozes contra a globalização capitalista (série de 7 documentários em castelhano)

Uma série de 7 documentários produzida pela TVE ( Televisão espanhola), falados em castelhano, e que questionam o fenómeno da globalização


Documentário nº 1 – Os Senhores do Mundo

Sabes que existem multinacionais cujo volume de negócios é superior ao produto interior bruto de muitos países, tais como a Áustria e a Dinamarca?

Qual é a função dos paraísos fiscais que dão cobertura ao dinheiro sujo da corrupção e do crime? Porque é que se permite tais territórios, que são deixados fora da tutela de qualquer lei?
Qual é o verdadeiro papel de organizações como o FMI, o Banco Mundial, e a OMC? O que se passou na Argentina e que levou ao colapso do seu sistema financeiro?
Estes e outros temas são abordados no 1º documentário da série «Vozes contra a globalização».

Nesta série documental diversas vozes fazem-se ouvir como, por exemplo,o economista Jeremy Rifkin (EUA); o ecologista Ramón Fernández Durán (España); o relator das Nacões Unidas para a alimentação, Jean Ziegler (Suiça); o analista da globalização David Held (Grã-Bretanha); o director do Centro Tridimensional, Francois Hautart (Bélgica); o ex portavoz do Forum Social de Génova, Vittorio Agnolletto (Italia); o escritor Eduardo Galeano (Uruguay); o especialista em Química Atmosférica James Lovelock (Grã Bretanha); o etnólogo Jean Malaury (França); a ensayista Fatema Mernissi (Marrocos); o premio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel; o premio Nobel de Literatura, Jose Saramago (Portugal); o analista social José Vidal Beneyto; o activista francês José Bové; la vicepresidenta de Attac, Susan George; o ex-presidente da Unesco, Federico Mayor Zaragoza; o profesor de Ciencia Política Carlos Taibo, o historiador Jaume Botey o economista SAMI NAIR, o jornalista IGNACIO RAMONET, o activista JOSE BOVE, omúsico Manu Chão, o filósofo Toni Negri, etc, vozes essas que arremetem contra o actual modelo da globalização.
A série consta de 7 episódios sob a forma de documentário com a duração aproximada de 1 hora cada e é o resultado do trabalho do realizador e guionista da série, Carlos Estévez, que através de uma linguagem simples e directa tentam fazer a denúncia contra o domínio de uma única potência imperialista sobre o resto do mundo, assim como se denúncia a indústria do medo que se abateu sobre os cidadãos, muitos dos quais lutam, apesar de tudo, para que um outro mundo seja possível.


Para ver o 1º documentário linkar aqui


2º Documentário – A Estratégia de Simbad
Analisa-se aqui o actual panorama laboral no mundo, nomeadamente, as deslocalizações de empresas, as economias emergentes ( China e índia), a imigração, o declínio da sociedade de Bem-Estar na Europa, as privatizações dos direitos laborais, a precariedade social, a vitória da economia especulativa sobre a economia produtiva e a política económica neoliberal.

Para ver o 2º documentário linkar aqui


Neste episódio analisa-se se uma só potência mundial poderá governar o mundo e função dos seus interesses estratégicos, económicos e culturais.O fim do mundo bipolar não deu lugar a um mundo mais tranquilo e estável, com menos tensões e conflitos militares, antes pelo contrário, assistimos a uma vontade desmedida das grandes potências em exercerem o seu domínio e controle sobre os mais variados recursos, sempre com a ajuda das grandes multinacionais de armanento e do petróleo. Ao mesmo tempo que os neoconservadores impõem nos Estados Unidos as suas ideias e os seus ideólogos proclamam o fim das ideologias e da História, regista-se no alvores do século XXI a grandes demonstrações de força por parte dos poderosos do mundo cujo efeito imediato é desestabilizar regiões inteiras do mundo e criar uma sensação de insegurança mundial.

Fala-se aqui da pobreza e de como os valores individuais deixaram de ter a mínima importância em favor do consumismo mais desenfreado. Um não-consumidor é um indivíduo marginal, e tal como ele existem países e até continentes inteiros marginais. Fala-se não só como foi possível esta evolução como também de como os meios de comunicação de massas, nas mãos dos grandes grupos económicos, fomentam o consumismo e o chamado «pensamento único». Denuncia-se também o papel das farmacêuticas no actual estado da saúde global.
.

Aborda-se desta vez a questão do aquecimento global, a extinção de milhões de espécies, e a insensibilidade dos plíticos e a indiferença dos cidadãos perante este fenómenos da maior grandeza. Reúnem-se aqui vários cientistas e economistas prestigiados que se mostram críticos face a esta globalização que pode colocar em perigo a própria espécie humana.
.

Pela voz dos indígenas fala-se aqui da colonização económica e cultural, a uniformização cultural e as privatizações na América Latina


Neste sétimo e último episódio pergunta-se se afinal esse outro mundo que se procura é possível ou não será tão-só uma utopia.

Para ver o 7º episódio linkar aqui