6.12.06

RR 3D – Redução de Riscos a Três Dimensões

2º Seminário RR 3D – Redução de Riscos a Três Dimensões
( 6 e 7 de Dez. 2006)

no bar Maus Hábitos, à Rua Passos Manuel 178, 4º no Porto

Participantes:

António Escohotado

Eduardo Hidalgo

Luís Fernandes

Ana Lopes

Stephane Leclercq


Organização da Agência Piaget para o Desenvolvimento
Inscrições: check-in@apdes.net.


O Seminário subordinado ao tema RR 3D – Redução de Riscos a Três Dimensões trata-se de um espaço de co-construção de novos sentidos críticos sobre a Filosofia de Redução de Riscos e Minimização de Danos associada a diferentes objectos da desviância e, para tal, propomo-nos abordar esta temática a três dimensões : Consumidores de Drogas Lícitas; Consumidores de Drogas Ilícitas; e Trabalhadores Sexuais, sob os olhares do Saber , da Estratégia e das Figuras da Desviância.

Relativamente à vertente do Saber procurar-se-á reflectir sobre a importância da Investigação como dispositivo orientador da compreensão do fenómeno do consumo de drogas nas sociedades do capitalismo avançado e, simultaneamente, da sua importância como dispositivo de avaliação de resultados dos projectos de Redução de Riscos.

Prevê-se, portanto, reflectir sobre as propriedades emergenciais advindas da aplicação de metodologias de Investigação-Acção, através da discussão de resultados práticos da implementação destes modelos.

Esta temática servirá de base de discussão às duas mesas de trabalho da 1ª manhã do seminário: “ O Saber ao Serviço da Redução de Riscos (Investigação / Avaliação)” e “ O Projecto GIRUGaia: uma proposta de Investigação / Avaliação”.

No que concerne à vertente da Estratégia prevê-se retratar, por um lado, a situação actual da Filosofia de Redução de Riscos em Portugal e no Sul da Europa e, por outro, as condições facilitadoras do (des)fortalecimento das políticas que definem a aplicação de medidas de Redução de Riscos e Minimização de Danos.

Na 1ª mesa de trabalho do 2º dia de seminário, intitulada “O Panorama da Redução de Riscos em Portugal e na Europa” , esta temática será abordada por diversos especialistas nesta matéria.

Por último, tratar-se-á das 3 Figuras da Desviância que foram escolhidas (consumidores de drogas lícitas, consumidores de drogas ilícitas e trabalhadores sexuais) para, sobre elas, se fazer incidir um exercício de reflexão desde os fundamentos de análise e compreensão da desviância até à definição de estratégias de Redução de Riscos ajustadas a cada uma delas .

Atendendo aos percursos e sentidos existenciais de cada uma destas figuras, sempre sob uma lógica processual, discutir-se-á sobre estratégias pragmáticas de intervenção e adaptadas às necessidades biopsicossocias do indivíduo. Prevê-se, portanto, reflectir sobre as estratégias de Redução de Riscos e Minimização de Danos ao nível mais Microssocial e que tem em vista o indivíduo e a sua (re)construção individual, como complemento indissociável da visão Macrossocial apresentada na mesa de trabalho anterior – “Velhas (Con)figurações, Novas Dimensões de Intervenção” .

Assim, prevê-se terminar as comunicações apresentadas perspectivando as possibilidades de trabalho futuras e as Estratégias Micro e Macrossocias mais prementes a seguir.
A APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento - é uma associação privada sem fins lucrativos e tem como visão ser um agente social responsável e participativo, que procura influenciar a agenda das políticas de cidadania e do desenvolvimento territorial, ao nível local e global, no respeito pelos indivíduos e comunidades, e em exigência permanente face aos objectivos e modos de actuação.
O seu projecto assenta na ideia de Desenvolvimento segundo uma matriz de investigação-acção que privilegia as populações, o território, o indivíduo no seu processo de mudança e as expressões de identidade e de afirmação de uma comunidade;
Através do exercício de três dimensões fundamentais de acção: acção técnica, acção científica e acção política, e construindo uma ética de responsabilidade;
Sendo um espaço de inovação e de debate, disponível para a experimentação de metodologias, processos de trabalho e de modos de visão da sociedade;Onde o crescimento pessoal e profissional assenta na liberdade criativa e na realização de novas ideias e projectos.
Mais informação:
O CHECK-IN é uma equipa que visa contribuir para uma melhor Gestão de Prazeres e Riscos associados ao consumo de substâncias psicoactivas e da sexualidade.

O CHECK-IN tem como princípios:
- Há quem consuma substâncias psicoactivas e não queira deixar de o fazer.
- O consumo de substâncias psicoactivas pode apresentar riscos que devem ser evitados pelos consumidores das mesmas.
- O consumo de substâncias psicoactivas também tem uma dimensão de prazer.
- As práticas sexuais de risco devem ser evitados devido à possibilidade de transmissão de doenças infecciosas.

O CHECK-IN não é moralista em relação aos comportamentos de risco de qualquer espécie, procurando informar e apoiar os consumidores para a Gestão de Prazeres e Riscos.

O CHECK-IN intervém em contextos festivos de qualquer tipo, desde festas de música electrónica, festivais de verão, festas académicas etc.

As actividades do CHECK-IN em festas podem incluir:
- Prestação de informação verbal ou em flyers acerca das substâncias e DST´s.
- Fornecimento de preservativos.
- Testagem do conteúdo de substâncias psicoactivas.
- Auxílio em situações de crise.
- Fornecimento de água e alimentos.

Mais esclarecimentos em check-in@apdes.net

O CHECK-IN é financiado pela Coordenação Nacional da Infecção VIH/SIDA e promovido pela APDES – Agência Piaget para o Desenvolvimento