17.12.06

Boicote aos produtos e marcas dos Estados Unidos da América

Declaração pública de vontade pessoal em boicotar os produtos e as marcas dos Estados Unidos da América


O mundo confronta-se com o grave problema do aquecimento global, mas apesar disso o principal agente contaminador, que é simultaneamente a maior potência militar do mundo, e que se auto-proclama como o «super-polícia» global, faz orelhas moucas face aos apelos para a redução das suas emissões de CO2.
O mundo inteiro já se manifestou por várias vezes a favor de uma solução pacífica no Iraque, e não obstante a potência ocupante persiste em não abandonar o território que ilegitimamente invadiu e mantém ocupado.
À arrogância global dos Estados Unidos da América que podemos nós fazer? De que maneira podemos gritar um «basta!» e colocar um ponto final a tanto sofrimento e a tanta rapina por parte da única super-potência?

A resposta passa por aquilo que os propagandistas costumam chamar «o tácito apoio emocional», isto é, aquilo que se pode chamar «a marca nacional». Lançamos pois um apelo mundial para que toda a gente em todo o mundo boicotem os produtos com marca norte-americana: que ninguém vá a qualquer McDonalds, nem compre produtos Nike, e nem muito menos frequente os cinemas com filmes realizados em Hollywood. Que os parques Disney espalhados pelos 4 cantos do mundo fiquem vazios. Que ninguém perda um minuto com as televisões Fox, CNN e MTV. E se recuse a abastecerem-se em qualquer estação da gasolina Esso, Texaco ou Chevron. Esqqueçam-se que Pepsi, Coca-Cola,Gap e Starbucks existem.
Onde quer que estejas no mundo abstém-te de adquirires produtos com marca e proveniência dos EUA.

Quando fazes uma declaração pessoal de boicote aos produtos com marca EUA estás a fazer, para todos os efeitos, uma declaração pública, que se há-de juntar ao clamor internacional que pouco a pouco por todo o lado se está a levantar contra a actual política dos Estados Unidos da América e que tantas vítimas humanas e prejuízos está a causar. Não te esqueças também de te manter a par das acções de protesto que continuamente são lançadas em diversos países a propósito do esgotamento dos recursos petrolíferos, da comida rápida e plastificada, do desrespeito e dos abusos laborais que amiúde se praticam, e das manipulações mediáticas que infelizmente se tornaram o pão nosso de cada dia.

Vivemos num momento histórico crucial em que são necessárias mais do que nunca mobilizações e de acções de todos nós, os seres humanos vivos e activos. Não duvides da possibilidade de mudarmos este estado de coisas. O movimento contra a guerra do Iraque mobilizou milhões de pessoas por todo o mundo. Porque não podem esses mesmos milhões de manifestantes boicotarem igualmente os produtos com marca EUA,influenciando assim os decisores políticos e económicos daquela grande potência político-militar?

Estás pronto para entrares nesta onda de boicote aos produtos com marca EUA, e celebrar a tua libertação face à cultura comercial norte-americana?
Procedendo assim podes estartambém a contribuir para a derrocada de um império ilegítimo e depravador de vidas e recursos naturais.


Compromisso e declaração pública

Porque sou um dos milhões de pessoas que estão contra a guerra do Iraque;

Porque os Estados Unidos da América já mostraram que não escutam a opinião pública mundial;

E porque os símbolos dos Estados Unidos são as suas empresas e as suas marcas;

Eu, abaixo-assinado, declaro publicamente a minha vontade de boicotar as marcas americanas enquanto os Estados Unidos ocuparem o Iraque e enquanto a única super-potência mundial não der ouvidos ao clamor geral por justiça social, liberdade e igualdade, assim como respeito pela mãe-natureza.


Assinatura,
.......