1.11.06

A tropa é para os estúpidos


Piada anti-militarista ou como a tropa é para os estúpidos

John Kerry, senador democrata e ex-candidato presidencial dos Estados Unidos contou ontem em público uma piada anti-militarista.

Numa reunião com estudantes liceais na Califórnia Kerry, e a propósito do valor e da importância da educação para o futuro dos jovens, aconselhou-os a estudarem muito e a terem boas notas, sob pena de se assim não o fizerem irem parar ao Exército e serem enviados para o Iraque.
Textualmente foram estas as palavras de Kerry: «Se vocês estudarem muito, se fizerem os deveres e se esforçarem para serem espertos, vocês hão-de ter sucesso. Senão fizerem isso, vão acabar por irem para o Iraque.».

Bush e os seus apaniguados não demoraram a classificar os chistes de Kerry como um insulto ao Exército e às tropas norte-americanas, exigindo-lhe desculpas públicas.

Mas, John Kerry, que combateu na Guerra do Vietname, ao contrário de Bush, não se desfez e um pouco mais tarde numa conferência de imprensa, declarou:
«Quem deve pedir desculpa às nossas tropas é Bush e o vice-presidente Dick Cheney que enganaram a América e que lançaram o país numa guerra