11.10.06

Movimento dos atingidos por barragens: colóquio no Porto (13 de Out. às 16 h. na Fac. de Ciências)


DATA: 13 de Outubro - sexta-feira - 16h


LOCAL: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto - Anfiteatro 003 Departamento de Matemática da Faculdade Ciências da UP


Uma delegação brasileira do Movimento dos Atingidos por Barragens(MAB) vai falar sobre os impactos sociais e ambientais das barragensno Brasil.

A iniciativa conta com a participação do Engenheiro Leonardo Bauer Maggio (coordenador do secretariado nacional do MAB) e Maria Auxiliadora Feitosa (responsável no estado de Rondonia emembro da Direcção Nacional do MAB).


O MAB é um movimento brasileiro que se tem destacado pela defesa eprotecção dos cidadãos prejudicados pela construção de barragenspelas hidroeléctricas brasileiras.

Toda a informação sobre este movimento pode ser encontrada no seu endereço:
www.mabnacional.org.br.




Afogados na mágoa

Todo este meu sofrimento
é causado por um projeto.
Uma laje de concreto
atacou o Rio Uruguai,
por vingança a água sai
afogando a natureza
até lá onde a onda vai.
Até meu lindo arvoredo
lá onde fazia meus versos
ficou tudo submerso,
morreu minha felicidade,
mesmo contra minha vonta
devendo tudo em
baixo da água
com o coração cheio de mágoa
eu me bandiei pra cidade.
Minha junta de boi manso,
me obriguei a chamar na faca.
A brasina, minha vaca,
não vejo mais no curral.
Meu cachorro policial,
com certeza já morreu ou então vive como eu
sofrendo do mesmo mal.

O Adão, o Antônio e o Ciqueira,
meus três primeiros vizinhos,
uns foram pra Carazinho,
outros pra Parobé,
Meus filho e minha mulher,
viviam sempre risonhos
Hoje andam tão tristonhos
nem ouvir meus versos quer.
Mas eu não perdi a esperança
De um dia organizar esta massa
e eleger alguém que faça
realmente um Brasil novo.
Que mate a fome do povo,
faça a Reforma Agrária e
devolva minha área
pra mim ser feliz de novo.

Autor: Celso Moretti