23.10.06

Exposição no Porto de Cartazes do Maio de 68



Encontra-se patente, até 30 de Dezembro, na Galeria Sargadelos (R. Mouzinho da Silveira, 294), a exposição de Cartazes do Maio de 68. Apresentam-se 35 cartazes originais, elaborados em litografia e serigrafia. Eles são o testemunho de dois meses de explosão de vida e de criatividade, em que a problematização levantou, ela mesma, paralelos metafóricos, pondo a nú os alicerces do edifício social. A discussão, generalizada e permanente, incidiu sobre as mais variadas questões: o poder, a democracia, o capital, o trabalho, a educação, os costumes, a moral, a publicidade, os nacionalismos anacrónicos, temas em que está organizada esta mostra.

Nem mesmo os cartazes escaparam ao debate: "Desobedecer primeiro: só depois escrever nos muros (Lei de 10 de Maio de 1968)." É muito fácil cairmos na mistificação do passado e, por isso, é bom lembrar que foram igualmente dois meses de greve geral, de fábricas ocupadas e economia paralisada, em que participaram, espontaneamente, 10 milhoes de franceses, 1/5 da população (segundo censo de 1967).

A exposição na Galeria Sargadelos surge no ano em que se comemoram os 50 anos da rebelião dos estudantes na Hungria contra os tanques soviéticos (23 de Outubro de 1956), um ano após os acontecimentos nos subúrbios de Paris e na semana em que se realiza a Festa do Cinema Francês (Porto, 24-29 de Outubro). Ela acontece também num clima de instabilidade social, quer no nosso país, com o descontentamento no meio docente e estudantil contra a política educativa do governo, o desemprego, decorrente da deslocalizaçao e do fecho de empresas, quer a nível internacional, nomeadamente em França, com a lei do 1º contrato de trabalho, ou o problema da integração dos imigrantes que procuram, na Europa, emprego e uma vida melhor.

Os trabalhos são provenientes da Galeria La Caja Negra Ediciones (Madrid).

Galeria Sargadelos

R. Mouzinho da Silveira, 294

Telef. 22 2011666

Horário de Funcionamento:

Segunda- Sexta: 10h00-12h30/ 14h30-19h30; Sábado: 10h00-15h00

Blog da Galeria Sargadelos:

http://www.galeriasargadelosporto.blogspot.com/

Blog da Galeria La Caja Negra (Madrid):

http://www.lacajanegra.com/