10.9.06

A caminho de Guantanamo (o filme já está em cartaz no circuito comercial)


O filme de Michael Winterbottom e Matt Whitecross, «A Caminho de Guantanmo», vencedor do Urso de Prata no Festival de Cinema de Berlim para Melhor Realizador em 2006, já se encontra em cartaz nas salas de cinema portuguesas.
A Caminho de Guanatanamo é uma denúncia contra a tortura e a prisão arbitrária praticadas pelas autoridades norte-americanas, sob o pretexto de combaterem o terrorismo.
O filme é o terrível relato em primeira mão de três muçulmanos britânicos que estiveram em cativeiro dois anos sem qualquer acusação, na prisão militar americana de Guantanamo.
Conhecidos como "Os Três de Tipton", em referência à sua cidade natal no Reino Unido, os três homens acabariam por ser libertados e enviados para casa, continuando a não ser alvo de nenhuma acusação formal, ao longo de toda esta sua provação.
Parte documentário, parte dramatização, o filme relata a sequência de acontecimentos que levaram os três a partir de Tipton, nas terras inglesas das Midlands, para assistir a um casamento no Paquistão, atravessando a fronteira do Afeganistão quando o exército americano invadiu o território, sendo depois capturados pelas forças da Aliança do Norte, até à sua prisão no Campo X-Ray e mais tarde no Campo Delta, em Guantanamo.
A interpretação é de Riz Ahmed, Farhad Harun e Arfan Usman.
.
Site oficial do filme:
.
.
A Amnistia Internacional recomenda vivamente este filme:
.
.
Consultar também o site da campanha contra a tortura e a prisão de Guantanamo: