4.6.06

Vamos semear um futuro sem transgénicos

Os Amigos da Conféderation Paysanne (Confederação Camponesa): Vamos semear um futuro sem OGMS (transgénicos)


Apelo para o apoio à Confédération Paysanne ( Confederação Camponesa)



Na Primavera de 2007 a Confédération Paysanne (Confederação Camponesa) festejará os seus 20 anos de existência.
Associação sindical que luta por uma agicultura camponesa epela defesa dos trabalhadores, ela soube sair do corporativismo do mundo rural, desperatr e interpelar as forças sociais e criar mil e um laços de solidariedade para afirmar um projecto de sociedade.
Vinte anos de combatre contra a industrialização crescente da agricultura e da alimentação.

Vinte anos de lutas a favor das produções agrícolas de qualidade, das sementes até à mesa, preservando a autonomia dos camponeses, pelos direito a uma remuneração justa, no respeito pelo ambiente e a biodiversidade dos territórios rurais e peri-urbanos.

Vinte anos de lutas por uma soberania alimentar do Sul como do Norte, e pela defesa dos direitos camponeses e das comunidades rurais.

As resistências colectivas e internacionais denunciam o liberalismo, e a sua atenção pelos interesses particulares em detrimento do interesse geral, e pretendem transformar as noções de autosuficiência de carácter proteccionista e mercantil numa reivindicação por uma soberania alimentar dos grupos de estados ou de regiões a fim de salvaguardar os numerosos camponeses contra a industrialização da agricultura.

Desde há uma década que a Confederação é um dos actores principais da resistência à privatização do ser vivo, na oposição às culturas de OGMs, às patentes de ilusórios clones, que colocam os camponeses na dependência das empresas transnacionais da agro-quimíca.

Para permitir a expressão democrática dos cidadãos face às políticas tão importantes para a sua alimentação, para fazer emergir o debate assim como alternativas, a Confederação Camponesa envolveu-se desde 1996 na acção, a que se juntaram indivíduos, estruturas associativas, sindicatos, e ainda políticos. Acções jurídicas foram também desencaceadas. Em 2003 juntaram-se a nós os ceifeiros voluntários que, através de actos de desobediência cívica não violenta, públicos, sucessivos e reivindicativos, se oposeram à repressão galopante.

Os camponeses, actores de um vasto movimento social, assumiram as suas responsabilidades insurgindo-se contras as empresas que abusam da sua posição dominante no mercado. Estando por alguns dias o debate no Parlamento (francês) sobre a lei dos OGMs, os camponeses exigem que os políticos assumam com coragem as suas responsabilidades e incitamos a todos para os interpelar.

Nos próximos meses a Confederação Camponesa, com os seus parceiros, continuará a construir resistências e a levar a cabo diversas iniciaitvas a todos os níveis, locais, nacionais, internacionais (por exemplo, vamos lançar uma campanha contra as empresas de petroquímicas e a propósito das sementes…)

Por isso temos que reunir meios financeiros para o efeito. O apoio que nos foi prestado por muitos, aquando da retenção das nossas contas bancárias promovida pela Monsanto, não pode por isso parar.

Por isso apelamos para nos apoiarem, tornando-vos em membros activos ou enviando o vosso apoio financeiro.

Contacto:

http://www.lesamisdelaconf.org/

www.confederationpaysanne.fr/article.php3?id_article=874

http://www.confederationpaysanne.fr/

e-mail:
contact@confederationpaysanne.fr

Endereço:
Confédération Paysanne,
81, Avenue de la Republique
93170 Bagnolet

Telef. 01 43 62 04 04
Fax: 01 43 62 80 03