4.6.06

Activistas anti-transgénicos foram ameaçados e agredidos ontem em Lisboa pelos jagunços da CAP


Vários activistas de forma individual e pacifica, estiveram durante a tarde de ontem (3 de Junho) na manif sobre agricultura e o mundo rural a distribuir panfletos sobre os perigos dos OGM (para o Ambiente, saúde e agricultura), sendo que sem nenhum motivo foram constantemente vigiados e por várias vezes agredidos, ofendidos, perseguidos e ameaçados (com ameaças físicas e de morte), por vários indivíduos, alguns pareciam ser "meros agricultores", enquanto que outros percebia-se que pertenciam à CAP (Confederação dos Agricultores Portugueses).
.
O objectivo destes era, através da intimidação e agressão física e verbal, tentar impedir um direito que todo o cidadão tem, de poder distribuir panfletos informativos, neste caso avisar sobre os perigos dos OGM's e banir o seu uso na agricultura portuguesa, que prejudica a tudo e todos e que só beneficia as indústrias de biotecnologia.
.
A polícia, chamada à atenção pelos próprios activistas, manteve uma posição pacífica e neutra, pelo menos no ínicio da marcha.
.
Os acontecimentos desta manifestação demonstram claramente que os lobbies e interesses das indústrias de biotecnologia e de outros que têm interesse neste tipo de economia/agricultura altamente destrutiva, estão inseridos em todos os sectores da sociedade, e não se importam de utilizar meios ilegais e muito violentos para censurarem ou destruírem qualquer oposição feita contra os que têm a ganhar com os OGMs, nomeadamente empresários (como a Monsanto). (De notar que a CAP é totalmente pró-transgénica) .
.
Os activistas do GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental), são hoje, Domingo 4 de Junho 2006, notícia do Diário de Notícias, página 4, na qual a jornalista que os acompanhou nestes “incidentes” descreveu a situação agressiva por parte de agricultores e membros da CAP e a atitute totalmente oposta dos activistas não-violentos.
.
Boicotem os produtos OGM!

Está nas nossas mãos: se vires algum rótulo com OGM’s faz reclamação no supermercado, exige rótulos específicos, opta por produtos mais justos para o ambiente e para a sociedade!
.
NÃO À COEXISTÊNCIA,
SIM À RESISTÊNCIA!
.
Fonte: Indymedia