2.6.06

GAIA planta artes e árvores no Dia do Ambiente



Dia 5 de Junho, próxima segunda-feira, é Dia do Ambiente. Nada melhor que celebrá-lo activamente!

Convidados pela escola secundária de Sta. Maria na Portela de Sintra, alguns activistas do GAIA (Grupo de Acção e Intervenção Ambiental), vão coordenar uma conversa-fórum relacionada com o tema tão envolvente deste dia.
A proposta é um debate interactivo, onde se possam partilhar experiências acerca do que é e como se pode ser activista do ambiente, passando pela visualização de algumas "curtas" relacionadas com acções directas/ campanhas de sensibilização, tanto em Portugal como no resto do Mundo.

Mas o GAIA não se fica por aqui... O objectivo é a envolvência da juventude no activismo e a arte como ferramenta. Numa perspectiva do "Faz tu Mesmo" ( do it yourself), os activistas, vão integrar nesta actividade a plantação de sementes arbóreas em pacotes tetrapack, construindo assim uma espécie de mini-viveiro, que cada um dos 40 alunos que vai integrar a conversa-fórum, pode levar para casa e cuidar.

A ideia é que cada qual sinta a responsabilidade de um Mundo mais rico ambientalmente, está nas mãos de cada um. As mãos que regam sementes e cuidam da Terra são as mesmas que fazem arte, arte-activismo.

Apostando na criatividade, o GAIA, procura apoio em materiais que podem ser reutilizáveis. Em termos ideológicos, as perspectivas global e comunitária são dois pontos-base para estas acções/ actividades, pois pensamos ser bastante marcante para qualquer pessoa, a envolvência de cada um nos temas discutidos, dependendo da maneira como a abordagem é feita.
Para deixar uma semente. Para que os jardins suburbanos comecem a florir pelas mãos de jovens artistas. Por a rebeldia de se ser quem é, cooperando por um Mundo mais feliz...

http://gaia.org.pt/?q=node/379