19.4.06

A Wal-Mart é o melhor amigo da China!!!



Em 2005 o défice comercial dos Estados Unidos atingiu um recorde absoluto: 726 mil milhões de dólares. O que constitui um aumento de 17% relativamente ao ano de 2004.
O valor do défice comercial representa qualquer coisa como 5,8% do Produto Interior Bruto dos Estados Unidos da América, o que constitui também um recorde jamais atingido desde 1929.
O défice comercial deve-se principalmente à chamada factura petrolífera ( 229 mil milhões de dólares), assim como das importações provenientes da China ( 200 mil milhões, mais 25% do valor registado no ano anterior).

A Wal-Mart, a conhecida cadeia de distribuição norte-americana, aonde 8 em 10 norte-americanos se abastecem regularmente, abastece-se hoje em dia massivamente no mercado chinês, o que leva os seus críticos a consideraram a Wal-Mart – empresa de um poderoso grupo económico de origem americana e presente já em vários países, em todo o mundo – como o melhor amigo da China, uma vez que se calcula que 70% dos seus produtos contêm algum componente de origem chinesa, dado que em 2005 a mesma Wal-Mart adquiriu produtos chineses no valor de 18 mil milhões de dólares.

Esta política comercial da Wal-Mart – compras no mercado chinês - significa a deslocalização de um milhão de empregos americanos para a China!!!

Fonte:
www.walmartwatch.org