17.4.06

Dia Internacional das lutas camponesas (17 de Abril)


Em 17 de Abril de 1996 polícias e militares do exército brasileiro abriram fogo contra famílias inteiras de camponeses sem terra que ocupavam uma parcela não cultivada de uma grande propriedade fundiária, vulgo latifúndio. O massacre de Carajás, no estado do Pará, Brasil, fez 21 mortos e um número indeterminado de órfãos e feridos. Chocados com este acontecimento os elementos da Via Ca,pesina, Organização internacional que luta pela defesa dos interesses dos camponeses e da agricultura não-industrial reuniram-se nesse mesmo dia no México e, Assembleia Geral e decidiram fazer do dia 17 de Abril uma jornada anual de informação sobra as lutas camponesas.
Desgraçadamente decorridos 10 anos ainda não estão totalmente esclarecidas as circunstâncias em que se deram aqueles acontecimento, e nenhum militar ou polícia foi sequer detido ou condenado por causa das mortes.
Mais uma vez, este ano, 172 organizações camponesas de todo o mundo denunciam esta impunidade e exigem ao governo brasileiro a reabertura de um inquérito rigoroso sobre a tragédia, e recordam a necessidade de levar por diante lutas não-violentas a favor da melhoria das condições de vida dos camponeses, uma reforma agrária que contemple os interesses da agricultura local, um acesso equitativo às fontes e recursos, única maneira de garantir a soberania alimentar, enquanto verdadeira alternativa à liberalização do comércio dos produtos agrícolas preconizada – e imposta – pela OMC ( Organização Mundial do Comércio).
.
Consultar: