5.3.06

Antártida está a perder 152 km³ de gelo por ano





A Antártida está a perder cerca de 152 quilómetros cúbicos de gelo por ano, números que fazem prever uma subida de 0,4 milímetros no nível do mar nos próximos 12 meses, avança um estudo publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.
Segundo afirma a principal autora do estudo, Isabella Velicogna, em declarações publicadas esta sexta-feira no diário americano The Washington Post, este é «um bom indício de como o clima tem vindo a mudar», além de que servir de «alerta».
Velicogna e o co-autor John Wahr, do Instituto de Cooperação para a Investigação em Ciências do Meio Ambiente da Universidade do Colorado, em Boulder, utilizaram os dados obtidos por dois satélites da NASA durante um período de três anos, de 2002 a 2005.
Um analista consultado pelo The Washington Post, Richard Alley, da Universidade Estadual da Pensilvânia, recordou, no entanto, que as conclusões do estudo baseiam-se apenas no período citado, comentou que «o que para uma pessoa é uma tendência, para outra, é uma oscilação».
Mesmo assim, Alley classificou como «surpreendente» a aceleração do degelo na Antártida, que contém 90% do gelo e, portanto, 70% de toda a água doce do planeta.
Parece que o derreter «das camadas de gelo está a ocorrer mais rápido do que o previsto», comentou este investigador, reconhecendo que tal situação «tem de nos colocar em alerta».