22.2.06

Lista completa das vítimas mortais do Rali Paris-Dakar…mas só até à próxima edição!!!


Nota de esclarecimento: a presente lista oficial de vítimas mortais do Rali Paris-Dakar está completa, mas ….. só até à próxima edição do Rali( a realizar no final deste ano, e com saída prevista de Lisboa) porque, à imagem das edições anteriores, também não deixará de provocar mais mortes e feridos. Até quando?


Lista das vítimas mortais do Rali Paris-Dakar

Desde 1979, ano de início do Rali Paris-Dakar, ultimamente rebaptizado Lisboa-Dakar, registaram-se 53 vítimas mortais, das quais 17 espectadores ( em que se incluem 8 crianças), 23 concorrentes e até …o próprio fundador da prova, Thierry Sabine!!!

1979
Patrick Dodin - motard ( 1ª vítima mortal desta lista negra das vítimas do rali Paris-Dakar)

1982
Uma criança do Mali é atropelada por um concorrente
Morre o concorrente motard holandês Bert Oosterhuis
A jornalista francesa da revista Le Point, Úrsula Zentsch morre num acidente com um camião de reabastecimento

1983
Morte de Jean-Noël Pineau, motard

1984
Uma mulher morre debaixo de um Range Rover no Burkina Fasso

1985
Uma criança morre esmagada por um carro da competição

1986
Morte de Yasuo Kaneko - motard japonais
Num acidente de helicóptero morrem ainda :
Thierry Sabine – fundador e organizador da prova
Nathaly Odent - jornalista
François Xavier-Bagnoud – piloto do heli
Jean-Paul Le Fur – técnico de rádio
Daniel Balavoine – cantor

1987
Henri Mourem, antigo co-piloto do rali, morre num carro ao serviço da imprensa, quando transportava jornalistas ao longo do trajecto do rali.

1988
Morte de duas crianças e uma mulher no troço entre Moudjeria et Nouakchott
Morte do navegador holandês Kees Van Loevezijn, que seguia ao lado de Daf de Van de Rijt
Morte de Patrick Canado – co-piloto de de René Boubet – devido a uma colisão do carro em que seguia com outro concorrente
Morte do motard Jean-Claude Huger
Entre Moudjeria et Nouakchott, dois jornalistas são mortalmente feridos num acidente.

1990
O jornalista Kaj Salminen morre na sequência de um acidente

1991
O condutor de um camião de assistência, Charles Cabanne, morre por ter sido alvejado no Mali.

1992
Entre Syrte et Sabha (Libia), Jean-Marie Sounillac e Laurent Le Bourgeois morrem a bordo de uma viatura de assistência
Ferido mortalmente o motard Gilles Lalay.

1994
Um criança é mortalmente atropelada por um motard (factos relatados no Canard enchainé de 18/01/06)
O motard belga Michel Sansen é vítima mortal duma queda

1996
Na Guiné uma criança é atropelada mortalmente
O condutor de um camião, Laurent Gueguen, morre por ocasião de uma explosão que atingiu a sua viatura

1997
Morte do motard Jean-Pierre Leduc

1998
Perto de Dakar morrem cinco ocupantes de um veículo quando a sua viatura choca com um carro da competição

1999
Uma viatura da polícia local choca com um automóvel da competição, e do acidente resultou a morte de um polícia.

2001
Morte de um condutor de uma viatura de assistência técnica

2002
Daniel Vergnes, mecânico da equipa Toyota, morre durante a 11ª etapa da prova

2003
O navegador Bruno Cauvy, 48 anos, morre num deslizamento das dunas aquando da sua primeira participação no rali

2005
Uma rapariga de cinco anos é mortalmente ferida e, Kebener, a 160 km de dakar, por um camião de assistência técnica.
Mark Delvigne e Michel Lemaire, espectadores belgas, são mortos por um camião da assistência técnica
O motard espanhol Jose Manuel Perez morre com 41 anos na 7ª etapa, na Mauritânia
No dia seguinte, outro motard italiano, Fabrizio Meoni, duplo vencedor do rali, sofre uma queda mortal durante a 11ª etapa.

2006
Morte do motard Andy Caldecott por efeito de uma queda da sua mota
Morte de uma criança de 10 anos, Boubacar Diallo ( ferido mortalmente em 13/06/06 por uma viatura a 6 km da aldeia de Kourahoye)
Morte de uma criança guineense de 12 anos , Mohamed Ndaw, atropelado por um camião da assistência técnica
2007 ( próximo ano)
Quantas vítimas mais?

Nota Importante:
Nesta lista só estão incluídos as vítimas mortais contabilizadas pelas estatísticas oficiais da organização do Rali, faltando contabilizar os feridos e os inúmeros acidentes registados ao longo das várias edições da prova.
Todavia, o que importa ressaltar é que não estão registados, por falta de registos fidedignos, o número de residentes locais africanos que têm sido vítimas dos potentes bólides que anualmente atravessam e invadem aquelas terras africanas

Mais informações:

http://padak.wordpress.com/