27.1.06

Sistemas de dominação social e conceitos associados


Há fundamentalmente 5 sistemas de dominação social que organizam de uma ou outra maneira todas as sociedades estratificadas: são os sistemas baseados na classe ( elitismo classista), o sexo ( sexismo), o domínio étnico ( racismo), a idade ( discriminação em função da idade, como por exemplo a gerontocracia), o território ( como o nacionalismo).
As dominações das sociedades humanas sobre as espécies não humanas e sobre a natureza, assim como as respectivas ideologias ( o especismo, e o antropocentrismo) poderiam ainda acrescentar-se àquelas enquanto categorias analíticas suplementares.

Classe social constitui um dos cincos de dominação social que afectam os subsistema de saúde, alojamento, religião, educação, ócio, e auto-estima. Esta definição de classe é completamente distinta da que é utilizada por certos sociólogos que empregam o termo para referir-se ao nível de rendimento ( falando, por exemplo, de classe média) em vez de a referir ao processo de produção.
As críticas que normalmente são dirigidas às sociedades de classe assinalam que esses sistemas de dominação não permitem o controle racional da vida económica mas que, pelo contrário, destorcem as relações sociedade/natureza levando-as gradualmente ao extermínio social.

Estratificação social consiste na desigualdade estruturada entre categorias inteiras de pessoas que têm um acesso diferenciado aos bens ( quer materiais quer imateriais) como resultado da hierarquia social.
A estratificação social também designa o processo pelo qual as pessoas de uma sociedade são dirigidas para posições sociais inferiores ou superiores. As situações de inferioridade afectam a capacidade das pessoas para criar, produzir e integrar-se nas relações sociais, diminuindo o potencial humano tanto de quem está nas camadas sociais inferiores como, em menor medida, nas superiores.
As desigualdades são geralmente em função de classe, raça e sexo

Propriedade privada é um conjunto de direitos que detém o propriedade de um certo bem relativamente a todos os que não o possuem. A palavra «privado» deriva do do latim «privare» que significa literalmente «privar», «desapossar», o que revela e ilustra bem a ideia de que como a propriedade foi, de início, comum.

Sociedade burguesa é um tipo de sociedade em que as relações de intercâmbio substituem as relações sociais, e em os elementos culturais ( por exemplo, as relações sexuais, a medicina, os alimentos, a lealdade, os desportos) e naturais ( ar, água, biodiversidade,etc) se convertem em mercadorias que constantemente se trocam com vista à obtenção do máximo lucro, e nas quais o proveito pessoal constitui o principal critério.

Sociedade igualitária é uma sociedade baseada no princípio segundo o qual todos têm direito a uma tratamento igual, e aos mesmos direitos. O essencial de uma sociedade igualitária não é que todos sejam tratados exactamente da mesma forma ( como num sistema burocrático de massas), mas que a cada individuo é reconhecido um estatuto integral como ser humano capaz de ser criativo e criador de cultura. Numa sociedade igualitária, as pessoas podem desempenhar papéis diferentes e até obter recompensas diferentes, mas ninguém é excluído da participação e da produção dos principais bens sociais.

Acção consiste na capacidade dos indivíduos em mudar as instituições em. que vivem. Os seres humanos fazem a sua própria história, não segundo os seus desejos em abstracto, mas sob determinadas circunstância que têm de enfrentar, e que eles herdaram das gerações anteriores.


( excertos do livro de Franz J. Broswimmer, Ecocídio
)