12.1.06

Amnistia Internacional denunciou novas torturas e maus tratos em Guantánamo


Quando passa o 4º aniversário dos primeiros internamentos de prisioneiros em Gantanamo Bay, a Amnistia internacional divulgou novos testemunhos de tortura e de maus tratos sobre os detidos que se encontram naquele tristemente célebre centro de detenção do exército norte-americano.
Entre os testemunhos revelados conta-se o de um dos primeiros detidos a serem transferidos para Guantanamo, Jumah al Dossari de 32 anos que foi para lá transferido em Janeiro de 2002 depois de ter sido preso pelas forças norte-americanas na base aérea de Kandahar no Afeganistão.
O seu testemunho, confirmado por várias pessoas, entretanto, libertadas, contám várias alegações de torturas morais e físicas, para além de sistemáticos maus tratos que lhe foram infligidos.
«Em Guantanamo cerca de 500 homens foram tratados de uma forma que é completamente inaceitável» refere explicitamente a Amnistia Internacional, conhecida organização não-governamental de defesa dos direitos humanos, acrescentando que nessas condições não seja surpreendente que certos indivíduos preferissem morrer a terem de se sujeitar a tais torturas.
A Amnistia Internacional refere-se ainda ao caso do jornalista da Al Jazira, Sami al Haji, transferido em Guantanamo em Junho de 2002 depois de ter estado preso em Bgram e Kandahar, assim como ao caso de Abdulsalam al Hela, homem de negócios iémenita , transferido secretamente para Guantánamo.
«Não há qualquer solução de remedeio para Guantanamo. O centro de detenção deve ser imediatamente encerrado e ser aberto um inquérito sobre os maus tratos e torturas que aí foram realiazadas desde 2002», conclui a Amnistia Internacional.

Sobre estas matérias consultar:

USA : Testimony of Guantánamo detainee Jumah al-Dossari (index AI : AMR 51/107/2005) ;
Estados Unidos: quem são os detidos em Guantánamo? Caso nº 11:Jumah al Dossari, cidadão iemenita (index AI : AMR 51/129/2005) ;

USA : Who are the Guantánamo detainees - Sami al Hajj (index AI : AMR 51/207/2005) ;

USA : Who are the Guantánamo detainees - Abdulsalam al-Hela (index AI : AMR 51/206/2005).

...no seguinte site:

http://news.amnesty.org/pages/usa-n...

Sobre a campanha conduzida pela Amnistia Internacional contra os maus tratos no quadro da «guerra contra o terrorismo», consultar:

http://efai.amnesty.org/torture
ou
http://www.amnesty.org


«…os piores dias da minha detenção foram marcados por privações, actos de humilhação, de opressão e de sofrimentomental…»

«…não estava autorizado a falar senão a 3 pessoas, que eram quem me torturavam…»

«…tornei-me numa espécie de castelo de cartas que não parava de cair, qualquer que fosse o lado por onde se tentasse reconstruí-lo…»

( palavras de Jumah al Dossari)