30.12.05

Fusão dos portais de contra-informação La Haine e Rebelión


É, sem dúvida, uma das notícias que marcam o final deste ano de 2005: o anúncio que os conhecidos portais de contra-informação em língua castelhana La Haine ( de matriz libertária) e Rebelión ( de matriz marxista) decidiram fundir-se.

A muito custo e bastante lentamente parece que comunistas e anarquistas, depois de mais de século e meio de intermináveis disputas, começam a aproximar-se mais não seja no mundo virtual da net.

Para o colectivo editorial de La Haine este é «pequeno passo para a contrainformação, mas um grande passo para a Humanidade». Sobre as suspeitas que tradicionalmente os libertários lançam sobre o comunismo marxista, o colectivo afirmou: « Tanto na guerra civil espanhola como na revolução russa existiu colaboração entre anarquistas e comunistas com bons resultados.»
Agustín Morán, do CAES, foi o grande artífice desta fusão, se bem que Pascual Serrano, um dos mais conhecidos articulistas de Rebelión já tinha surpreendido todo o mundo, há algumas semanas atrás, ao confessar que não encontrava nenhuma diferença entre o pensamento de Lenine e o de Bakunine.

Pela nossa parte, não levantamos qualquer objecção e desejamos afincadamente que esta colaboração seja produtiva e um exemplo a seguir. Tal não impedirá, no entanto, a opinião que as duas correntes do movimento operário em questão tenham suficientes divergências para não ser fácil uma sã convivência, até porque se trata de universos teóricos substancialmente distintos.

Não obstante, não se perde nada em se tentar mais uma vez…
Porque não?