25.10.05

As pessoas sem sentimentos triunfam mais nos negócios


Os psicopatas funcionais, ou seja, aquelas pessoas que reprimem os seus sentimentos, são as que tomam as melhores decisões de investimento porque não experimentam emoções como o medo, segundo revela um estudo realizado por investigadores da Stanford Graduate School of Business.
O medo evita que as pessoas assumam certos riscos, mesmo os considerados lógicos. Além disso, a capacidade de controlar as emoções contribui – segundo o mesmo estudo – para um melhor desempenho dos negócios.
Muitos executivos e eminentes advogados partilham essas características, garante Antoine Bechara, professor de Neurologia da Universidade de Iowa, num comunicado publicado no site da Stanford Graduate School of Business. O estudo foi realizado pela Carnegie Mellon University e pela Universidade do Iowa.
Cada um dos participantes no estudo recebeu 20 dólares para apostar num jogo. No começo de cada partida deviam decidir se arriscavam um dólar ao lançar uma moeda ao ar e com uma vantagem de 2,50 dólares se acertassem. Ainda que pudessem negar a participar, a aposta financeira era grande uma vez que o rendimento potencial superava o risco de perda.
Os jogadores com danos cerebrais aderiam mais facilmente à aposta. Terminavam com três dólares a mais que os outros, e investiam 84% nas partidas face aos 58% dos outros, os quais deixavam que o receio e temor influenciasse as suas decisões.
Muitos dos investidores de sucesso podiam bem ser psicopatas funcionais porque não conhecem o medo ou conseguem eliminá-lo.

O estudo foi publicado na revista Psychological Science de Junho.