12.8.05

Marcha contra as prisões em massa (2 milhões de presos nos USA)

No próximo dia 13 de agosto são esperados milhares das pessoas na marcha em D.C. contra as prisões em massa que não param de crescer nos E.U.A.
Milhares das pessoas provenientes de todos os cantos dos EUA são esperados numa marcha numa " Jornada pela Justiça " em direcção ao Capitólio. Muita coisa mudou desde 1963, ano em que se realizou uma marcha semelhante, mas esta marcha ainda tem tudo a ver com as reivindicações de então, nomeadamente o racismo patente dos encarceramentos e prisões em todos os Estados Unidos.


O E.U.A. é o maior Estado carcereiro do mundo: 22 por cento da população prisional do mundo inteiro enontra-se nos Estados Unidos, apesar do total dos seus habitantes só representar ao redor de 4,6 por cento da população do mundo. Nos EUA, do total dos homens negros com 20/30 anos, um em cada oito está preso, em contraste, só um em cada 63 homens brancos nas mesmas faixas de idade. Curiosamente segundo as estaísiticas do Departamento de Justiça mostram que de 1994 a 2003, os crimes violentos cairam mais de 33 por cento e os crimes de propriedade cerca de 23 por cento.

Desta vez as famílias e amigos de mais dos dois milhões de pessoas actualmente em prisão nos E.U.A., juntamente com activistas a favor da justiça, vão expressar a sua oposição ao que é conhecido como o complexo industrial carcerário (PIC), uma rede que pára de se expandir entre instituições estatais, indivíduos bem colocados, e corporações empresariais que lucram com os encarceramentos em massa.

Os grupos aderentes vão desde os dos amigos das pessoas encarceradas até colectivos que defendem a concepção de um mundo sem prisões.

Este alinhamento sem precedentes de organizações e grupos só mostra o consenso existente sobre nas críticas sobre política carcerária levada a cabo pelo Estado e pelas grandes empresas que obtêm enormes lucros com as prisões em massa.

A Adminsitração Bush prossegue e reforça esta política de encarceramento em massa aumentando as desigualdades sociais entre comunidades, e lançando ainda mais achas para o racismo nas prisões norte-americanas, em vez de combater aquelas assimetrias e apoiando as pessoas em dificuldades.

Não faltam certamente clivagens entre os reformistas e abolicionistas. Os primeiros criticam os últimos pelo facto de darem primazia a críticas sistémicas e não se preocuparem com as consequências concretas do encarceramento nas pessoas atingidas, tanto a violência estatal como interpessoal que é exercida nos indivíduos encarcerados. Por seu turno, os abolicionistas não deixam de alertar para a necessidade de uma teoria política e uma visão geral do problema, nomeadamente a crítica ao PIC. Mas para além destas divergências e debates existem muitos pontos comuns entre uns e outros, sobretudo a necessidade de políticas sociais como forma de prevenir a delinquência.