12.8.05

Após as guerras preventivas, surgem as detenções preventivas !!!



Blair prepara-se para criar tribunais secretos

Blair prepara-se para criar tribunais para suspeitos de terrorismo. Juízes especiais decidirão por quanto tempo os suspeitos permanecerão na prisão.
O governo britânico estuda a criação de tribunais antiterroristas secretos para avaliar a situação de suspeitos de terrorismo, sem necessidade destes serem formalmente acusados. Os Juízes de tais tribunais podem aceder às escutas telefónicas feitas pelos serviços de espionagem, cujo poder probatório é habitualmente rejeitado pelos tribunais comuns, a fim de avaliarem da situação de tais suspeitos. O projecto de Blair prevê ainda a figura de «advogados defensores especiais» que podem aceder às provas, mas sob a condição de não as revelar aos detidos.
O projecto foi divulgado no passado dia 9 de Agosto pelo jornal The Guardian, depois de Blair ter anunciado um pacote de medidas securitárias que presumivelmente serviriam para combater o terrorismo.
As críticas nãos se fizeram esperar. Roger Smith, director de uma organização de juristas, declarou que o recurso a «prisões preventivas» e a prática de manter uma pessoas em prisão sem dar a conhecer nenhuma acusação formal representaria um enorme perigo, interrogando-se: como pode uma pessoa defender-se se não sabe de que é acusada?