9.7.05

97% do país em seca extrema


A situação de seca em Portugal continental na 2º quinzena de Junho piorou, com quase a totalidade d território (97%) em situação de seca severa, segundo o relatório divulgado pelo Instituto da Água.
A 30 de Junho encontrava-se em situação de seca extrema 64% do território. Além disso, a percentagem de água no solo em relação à capacidade de água utilizável pelas plantas era inferior a 40% em todo o território, valores muito inferiores aos médios para esta época do ano.
Já estão a recorrer a autotanques para abastecimento de água 39 municípios que envolvem 22.385 habitantes. Mas muitos outros municípios estão a braços com a falta de água para abastecimento ás populações.
Para piorar ainda mais as coisas soube-se ainda que o consumo de electricidade em Portugal subiu 6,6% em Junho deste ano, face ao mesmo mês do ano passado, passando para 3894 gigawatts, segundo estatísticas fornecidas pela Rede Eléctrica Nacional (REN).
A actual seca continua a reduzir a produção hídrica, cuja descida foi de 37% relativamente a Junho de 2004, para 327 gigawatts, e que foi compensada com a subida da produção térmica em 16% o que veio a traduzir-se em 2.685 gigawatts.