26.6.05

Os Estados Unidos estão a perder a guerra no Iraque

Apesar das afirmações de Bush em sentido contrário, o certo é que são cada vez mais os sinais que os Estados Unidos estão a perder a guerra. São cada vez em maior número os senadores norte-americanos, bem como os analistas e consultores a afirmarem que a guerra dos Estados Unidos está ser perdida. Desta vez foi o antigo assessor de segurança nacional, Zbigniew Brzezinski, a confessar que a guerra no Iraque se está a tornar num verdadeiro desastre.
Já anteriormente um influente senador republicano, Chuck Hagel, havia afirmado, numa entrevista ao semanário US News and World Report, que os USA estavam perdendo a guerra no Iraque e que Bush estava desfasado da realidade.
Por seu turno um crescente número de norte-americanos se mostram cada vez mais cépticos face ao evoluir da guerra. Uma recente sondagem mostrava que 59% dos americanos seram contra a guerra do Iraque.
Por isso é que um conjunto de representantes democratas e republicanos haviam pedido à Administração Bush para anunciar um calendário de retirada das tropas do Iraque, o que foi rejeitado por Bush na sua última conferência de imprensa.
Recorde-se que, segundo dados oficiais, encontram-se no Iraque 130.000 efectivos norte-americanos, tendo já morrido 1.770 e mais 13.000 foram feridos.
Alguns senadores preparam-se para na sessão do Senado no próximo 4 de Julho, dia da independência dos USA, lerem em voz alta todos os nomes dos soldados já mortos no teatro de guerra.