26.6.05

Novas edições de duas revistas: Vértice ( marxista) e Utopia (anarquista)

Saíram do prelo recentemente dois novos números da revistas Vértice, de orientação marxista, e com um reconhecido papel na luta oposicionista contra o regime fascista de Salazar e Caetano, e a Utopia (revista anarquista de cultura e intervenção).

O nº 121 da Vértice é quase um número duplo já que inclui o texto completo de várias intervenções, efectuados no encontro subordinado ao tema «Civilização ou Barbárie», apresentadas por vários oradores, desde escritores a autarcas, de diversos países. Nele se podem ler as intervenções de István Mészaros (filósofo), Rui Namorado Rosa, George Labica (filósofo), Miguel Urbano Rodrigues, John Bellamy Foster (editor da revista Monthly Review), entre muitas outras.

O nº 19 da Revista Utopia também já se encontra nos escaparates das livrarias e inclui um dossier dedicado à temática do trabalho, com diversos artigos, um texto de Tomás da Fonseca sobre «Fátima: a empresa da Cova de Iria», outro texto sobre o cineasta Jean Vigo e muitas notícias, complementadas com várias recensões críticas sobre livros e publicações recentemente editadas.

Para mais informações: