11.6.05

Limites máximos do ozono foram ultrapassados



O limiar de concentração de ozono, a partir do qual são possíveis efeitos prejudiciais para a saúde, foi ultrapassado em vários pontos do território nos últimos dias de intenso calor. Recorde-se que o valor de 180 microgramas por metro cúbico (mg/m3) é o limite fixado para a concentração deste poluente, e a partir do qual pode originar problemas para a saúde das populações.


Recorde-se que Portugal foi o quarto país europeu com concentrações de ozono mais elevadas no passado Verão de 2004, segundo um relatório acabado de divulgar pela Agência Europeia para o Ambiente (AEA), que alerta para os efeitos desse gás na saúde.
Em Portugal o máximo registado foi de 315 microgramas por metro cúbico ( acima dos 240 mg/m3) que foi estabelecido como o novo limite de alerta na directiva europeia sobre o ozono.
O limiar de alerta considera ser essa concentração de ozono acima da qual há risco para a saúde humana, em caso de curta duração.
A poluição pelo ozono resulta de processos fotoquímicos e á particularmente elevada em zonas com altos níveis de emissões e ainda durante os dias quentes de Verão.