7.6.05

Forças Desarmadas


Forças desarmadas é o título de um documentário sobre o antimilitarismo, os grupos antimilitaristas e a objecção de consciência realizado por Anna Masllorens e Mariona Ortiz e integrado no programa informativo Línea 900 da TVE, televisão pública espanhola, que foi emitido no passado dia 14 de Maio, e que a TVE Internacional retransmitiu na semana passada. Poucos privilegiados tiveram oportunidade de ver este excelente programa, mas era óptimo que a televisão pública portuguesa tivesse imaginação e engenho suficiente para fazer algo de semelhante.
O documentário é constituído por reportagens sobre várias acções directas não-violentas levadas a efeito por grupos antimilitaristas, intervalados com entrevistas e filmagens de reuniões de preparação para aquelas acções. Fala-se ainda da objecção fiscal e da objecção científica como outras modalidades mais recentes para contestar a militarização nos mais variados domínios da sociedade.
Dois activistas históricos da não-violência e da objecção de consciência do Estado espanhol, Pepe Beúnza e Arcadi Oliveres, são igualmente entrevistados.