7.6.05

Como o dinheiro nos põe loucos…



A maneira como o dinheiro funciona hoje em dia é absolutamente ridícula. Põe-nos uns contra os outros, e faz com que os ricos se tornem mais ricos, enquanto todos os demais empobrecem.
Para entender como isso acontece, imaginemos que o mundo humano consiste tão só em dois amigos e um banco, e que para poder comprar comida, pagar as rendas e fazer comércio entre eles, ambos os amigos precisam de dinheiro que só o banco pode criar.

O banco ( que é uma terceira entidade, com muito dinheiro) cria 20 euros e dá 10 euros a cada um dos amigos. A única coisa que lhes pede em troca é que eles devolvem 11 euros cada um no ano seguinte. Como ambos os amigos precisam de dinheiro para comer, aceitam de bom grado aquelas condições.

Prometem até ( uma vez que o banco assim o exige) que se forem incapazes de devolver os 11 euros no ano seguinte, aceitarão que o banco fique com alguma das suas propriedades como forma de pagamento.

O problema é que se torna completamente impossível devolverem ambos os 11 euros cada um, já que o banco só criou 20 euros, não sendo possível existir mais dinheiro para além daquele que foi criado. Assim, a única maneira dos dois amigos devolverem os 11 euros é um deles ir buscar ao outro amigo o euro extra, a que são obrigados a devolver. Ora isso leva a que um dos amigos fique só com 9 euros, impedindo-o de pagar a sua dívida de 11 euros.

Os dois amigos acabam por ficar inimigos, tentando cada qual desesperadamente conseguir dinheiro um do outro a fim de evitar ceder ao banco algum ( ou todos) dos seus bens. Como quer que seja, algum deles ficará sempre a perder, e o banco ( a entidade com muito dinheiro, e que é a única que cria dinheiro) acaba por ficar com os bens.

Esta é, basicamente, a maneira como funciona a banca, e o sistema bancário e financeiro, o que faz com que os ricos fiquem cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Mais sobre dinheiro:
http://ud.lir.be/tiki-index.php?page=Money

retirado da tradução castellana da revista polémica
http://usuarios.lycos.es/polemica/

.
( este texto foi traduzido a partir de um post que apareceu no Indymedia Madrid)