4.3.05

OGMs, nocivos para consumo interno nos USA, foram despachados para a Guatemala!

Trata-se de um assunto altamente embaraçoso para o governo americano, segundo informa a conhecida revista nova-iorquina Village Voice. O milho transgénico norte-americano de nome Starlink que não cumoria com as condições exigidas para ser comercializado no mercado interno norte-americana acabou estranhamente por ser encontrado nos stocks do Programa alimentar mundial (PAM) das Nações Unidas que estava destinado a seguir para a Guatemala. Imediatamente os activistas dos países latino-americanos acusaram os Estados Unidos de empurrar os produtos alimentares para os pobres da Guatemala, segundo a mesma revista.
O Starlink é um produto da sociedade Aventis CropScience. As sementes desta variedade de milho transgénico estão programadas para gerar os seus próprios pesticidas. Só que o único problema desta «pequena maravilha tecnocientífica» é que o Starlink é altamente prejudicial para a saúde humana. Provoca reacções alérgicas e crises de asma. Por essa razão é que, no mercado interno norte-americano, o referido OGM só se destina a animais e ao fabrico de etanol. O que nem sempre aconteceu, informa Village Voice: há 5 anos atrás, os hipermercados foram obrigados a retirar alguns produtos à venda por se terem encontrado vestígios do Starlink em mais de 300 produtos diferentes feitos à base deste cereal transgénico, o que provocaou prejuízos de vários milhões de dólares à Aventis CropScience.
Village voice informa também que não é a primeira vez que os Estados Unidos empurram para os países subdesenvolvidos produtos alimentares considerados impróprios para o seu mercado interno. Já em 2002 o tinham feito, mas dessa vez o destino desses bens no âmbito do PAM tinha sido para a Bolívia !!!