19.3.05

As bicicletas entram no quotidiano das cidades peninsulares.


As bicicletas tornam-se pouco a pouco no meio de transporte urbano por excelência. Não contamina, é silencioso, não ocupa muito espaço e ajusta-se à fisionomia de muitas necessidades.
Nas cidades do Estado espanhol o uso da bicicleta está em crescendo. Façamos uma pequena resenha.

Os Municípios mais conscientes do problema da mobilidade urbana já ultrapassaram a fase que bastava construir km de vias reservadas para as bicicletas. Hoje, qualquer edil sabe que um Plano de ordenamento urbano, transporte e mobilidade não dispensa a bicicleta como meio de deslocação dentro das cidades, nem hesita em dar prioridade aos peões e às bicicletas. Neste domínio as cidades mais avançadas são Barcelona, Vitória, Córdoba e Donostia.
Consultar:
www.conbici.org
www.ciclismourbano.org


Barcelona
Estima-se em 40.000 utilizadores diários de bicicletas que percorrem os 127 Kmde vias reservadas às bicicletas, a que acrescem os 60 na Ronda Verde.
www.bcn.es/bicicleta
www.amicsdelabici.org


Donostia (San Sebastian)
Na Praia da Concha a via para automóveisfoi convertida para as bicicletas. Os 45 km de vias existentes ligam os principais locais da cidade. O Pacto Cívico pela Mobilidade dá prioridade absoluta ao peão e a bicicleta. Criou-se igualmente um Observatório de ciclistas urbanos.
www.donostia.org
www.kalapie.org



Córdoba
Tem, desde 1997, um Plano Director de Bicicletas que tornou Córdoba como a cidade andaluza melhor dotada de vias para bicicletas. Está apetrechada com 30 Km de via que ligam os seus principais locais, excepto o centro histórico .
www.platabicicordoba.org
www.andaluciaporlabici.org


Valência
A extensão das vias reservadas às bicicletas é de 68 Km, mas existe uma descontinuidade na rede
www.uv.es/universitatenbibi


Madrid
Os 80 Km de vias para bicicletas estão mais pensadas para o ócio que para ligar locais e serviços. Aguarda-se a execução do Plano Director da Mobilidade Ciclista.
www.pedalibre.org


Corunha
Os escassos 8,5 Km de via para as bicicletas no passeio marítimo revelam o pouco apoio que as bicicletas tem recebido nas cidades galegas ( Vigo não tem um único Km reservado para as bicicletas)
www.lacorunaenbici.es.vg


Valladolid
Conta com 50 Km de vias para bicicletas fora do centro urbano, com um trejaco descontínuo e bastantes erros e insuficiências. A Asamblea Ciclista de Valladolid denuncia a falta de apoio para a bicicleta.
www.au.uva.es/asciva