15.5.11

Rebeldes contra o futuro? 200 anos depois do ludismo. - debate promovido pela Unipop na Casa da Achada ( 20 de Maio, às 21h30)

Debate REBELDES CONTRA O FUTURO? 200 ANOS DEPOIS DO LUDISMO

Local: Casa da Achada
R. da Achada, n.º 11, Mouraria, Lisboa

20 de Maio, às 21h30

organização: UNIPOP e revista imprópria

com a participação de:
José Luís Garcia
Gualter Baptista
José Neves

Entrada livre

Há duzentos anos atrás, durante o período da primeira Revolução Industrial em Inglaterra, emergia um movimento de artesãos têxteis que se opunha à  introdução de maquinaria nos processos de trabalho.

No âmbito de processos de industrialização que introduziriam alterações profundas nos seus modos de vida e deixariam sem trabalho os artesãos mais qualificados, o termo ludita cunhou um movimento que se inspirava em Ned Ludd, também conhecido por General Ludd. Embora não se saiba ainda hoje se Ludd foi ou não mais do que uma personagem mítica, a sua figura ficou associada à destruição de duas máquinas de tricotar na fábrica onde trabalharia, em resposta a uma repreensão patronal. Não obstante o movimento ludita ter sido desencadeado por artesãos, o termo «ludita» foi desde então retomado na crítica ao culto da tecnologia, do trabalho e do progresso.

A Unipop e a revista Imprópria organizam um debate que discutirá a história do movimento ludita, os movimentos contemporâneos de acção directa contra a modernização capitalista – entre outros, movimentos antinuclear, de oposição à agricultura transgénica ou à patenteação de sementes – e os limites da ideia de progresso.