10.3.11

Marina Rosenfeld, compositora, artista sonora e visual, dá hoje um concerto no Porto com uma perfomance musical participativa: Rainbow Gathering


Marina Rosenfeld, compositora, artista sonora e visual, dá hoje um concerto no Porto, no Mosteiro de S.Bento da Vitória, pelas 22h. ( bilhetes a 5 euros), com uma perfomance musical participativa a que deu o nome de Rainbow Gathering . A iniciativa está integrada na exposição Às Artes, Cidadão, do Museu de Serralves.

A artista está também associada à improvisação e às práticas estéticas situacionais, sendo já uma figura importante na música experimental.

O projecto rainbow gathering, de Marina Rosenfeld, aborda de forma lúdica a contínua relevância do arco-íris para práticas utópicas – tanto políticas como estéticas –, ao juntar o simbólico e o sónico numa performance musical participativa.

Esta peça convida membros da comunidade musical do Porto, de músicos pop a instrumentistas experimentais, a reunirem-se para formar uma estrutura sónica temporária – um arco-íris composto inteiramente de som –, seguindo uma notação gráfica e integrando o seu próprio “fazer da música”, no âmbito de uma partitura electro-acústica criada pela artista.

Usando instrumentos, voz, canções e som abstracto, o rainbow gathering (encontro arco-íris) de Rosenfeld pede aos participantes para se situarem dentro de um dado espectro de frequência e para ouvirem o seu vizinho.

Marina Rosenfeld é uma compositora e artista sedeada em Nova Iorque. O seu trabalho tem sido apresentado na Europa e nos Estados Unidos, na Whitney Biennial, na Bienal de Liverpool, no Stedelijk Museum (Amesterdão), na Tate Modern, e em festivais como o Ultima (Oslo), Donaueschingen Musiktage, Ars Electronica (Linz), Wien Modern, Maerz Musik (Berlim), Mutek (Montreal), entre outros. Colaborou com a Merce Cunningham Dance Company e editou discos com as chancelas Charhizma, Softl, Room 40 e Innova. Em Abril, irá apresentar um trabalho paralelo a rainbow gathering no MoMA, em Nova Iorque.

http://www.marinarosenfeld.com/

Marina Rosenfeld is a composer and turntablist. She initiated a decade-long engagement with composition, improvisation, performance and situational aesthetic practices while still a student in 1994 with her "sheer frost orchestra:" a performance realized by 17 women on floor-bound electric guitars, deploying nail-polish bottles as sound-producing implements.








Para saber mais:
http://newyork.timeout.com/articles/art/26736/marina-rosenfeld
http://whitney.org/www/2008biennial/www/?section=artists&page=artist_rosenfeld
www.room40.org/releases-plasticmaterials.shtml