9.2.11

Greve dos ferroviários paralisa amanhã os comboios em todo o país, depois das greves de hoje na Transtejo, STCP e Carris.


Amanhã, 10 de Fevereiro, está marcada uma greve dos trabalhadores ferroviários que vai paralisar os comboios em todo o país.
Consultar: http://www.sntsf.pt/

Hoje, estiveram em greve os trabalhadores da Transtejo, Carris e STCP.

No Porto, o plenário dos trabalhadores do STCP - Porto levou à recolha total dos autocarros em serviço, o que levou à paralisação de todos os serviços da empresa.

A greve na Transtejo teve uma adesão entre os 92% e os 98%, segundo os sindicatos. Entre as 5.50h e as 9.15h desta quarta feira as ligações por barco entre Lisboa e Cacilhas estiveram interrompidas devido à greve, o mesmo se repetindo no fim da tarde do dia de hoje.

Na Carris, a paralisação entre as 10h e as 14h teve uma adesão de cerca de 50%, segundo declarou à agência Lusa o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), Manuel Leal.

Na sexta feira, 11 de Fevereiro, paralisarão os trabalhadores da Soflusa (empresa dos barcos da ligação Lisboa-Barreiro) durante duas horas em cada turno. Para o mesmo dia estão convocadas paralisações nas empresas privadas do transporte rodoviário de passageiros.

Também os trabalhadores dos CTT farão greves parciais nos dias 10 e 11 de Fevereiro.

Recorde-se que na 2ª feira, dia 6 de Fevereiro, realizou-se uma greve no Metro de Lisboa com uma adesão total dos trabalhadores, o que levou à paralisação total. Os trabalhadores desta empresa, mais uma vez, revelaram uma forte unidade na luta,e o seu repúdio pelo roubo dos salários que o governo está a impôr, reivindicando o cumprimento integral do Acordo de Empresa e o direito à negociação colectiva para a negociação das suas condições de trabalho.