3.11.10

Ciclo de documentários sobre América Latina na Casa da Horta ( 4, 11, 18 e 25 de Novembro, e 2/12)

Ciclo de Documentários da América Latina

Na Casa da Horta todas as quintas-feiras a partir de 4 de Novembro até dia 2 de Dezembro a partir das 22h vamos ter ciclo de documentários sobre a America Latina.

O programa:

4 de Novembro – Quinta – 22h – Un Poquito de tanta Verdad
No verão de 2006 um levante popular não violento explode no estado mexicano de Oaxaca. Alguem fala duma nova Comuna de París, outras pessoas falam da primeira revolução de Sudamérica do siglo XXI. Mas o mais importante deste levantamento popular foram as novas formas de organização social que apareceram e o uso dos medios de comunicação: de facto este movimento que juntou professores, donas de casa, camponeses, estudantes e trabalhadores tomou 14 radio emisoras e uma emissora de televisão e usou-os para organizar, movilizar, e difundir o mensagem da sua luta por justiça social, económica e cultural.


11 de Novembro – Quinta – 22h – Suite Habana
Um dia qualquer na vida de dez habitantes da cidade de Havana em Cuba. O dia-a-dia da cidade, mostrando a diversidade dos grupos sociais que existem e que formam várias cidades em uma só.

18 de Novembro – Quinta – 22h – El origen de las FARC

25 de Novembro – Quinta – 22h – La Vida Loca
O documentário La Vida Loca é o último trabalho do fotojornalista francês Christian Poveda. Um filme chocante que mostra a realidade das maras, gangues de jovens salvadorenhos. O interesse de Poveda era investigar a motivação desses jovens, como a falta de esperança e a cultura da violência. O filme custou-lhe a vida: Poveda acabou assassinado possivelmente por integrantes desses grupos.

2 de Dezembro – Quinta – 22h – Apagay Vamonos
Apaga y Vámonos é a história filmada do assédio ao povo mapuche-pehuenche e do fim progressivo de suas comunidades pelas mãos de Endesa-Espanha e pelo próprio governo chileno. Os mapuches que resistiram durante trezentos anos à colonização espanhola e que sobreviveram à República do Chile, se veem perseguidos pela democracia, que permite que sejam inundados seus territórios, seus cemitérios, suas casas, seu passado.

http://casadahorta.pegada.net/entrada/

Casa da Horta, Associação Cultural
Rua de São Francisco, 12A
4050-548 Porto
(perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges)
Tel: 222024123 / 965545519